Relatório Anual 2020 Desiderata

EN
grafismo
menino sorrindo e dançando

Obesidade Infantojuvenil

A obesidade infantil é um problema de saúde pública reconhecido em todo o mundo. A World Obesity Federation estima que 158 milhões de crianças com menos de 5 anos estava acima do peso, em todo o mundo, em 2020. No Brasil, estima-se que cerca de 30% das crianças e adolescentes atendidos na atenção primária do SUS estejam com excesso de peso. A obesidade infantil decorre de uma série de fatores, principalmente, ambientais que atuam em múltiplos contextos: familiar, comunitário, escolar, social e político.

ESTRATÉGIA

O Desiderata realiza ações integradas para sensibilizar gestores públicos e influenciar políticas públicas de prevenção e tratamento da obesidade infantil, tais como a produção e disseminação de conhecimento, monitoramento de dados e mobilização para o tema e advocacy.

Agir para conter os números crescentes de obesidade tem sido um desafio ainda maior com a pandemia de Covid-19. O aumento do comportamento sedentário, com aumento do tempo de tela por parte de crianças e adolescentes e o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados, que surgem como opção mais acessível para muitas famílias brasileiras que foram ainda mais vulnerabilizadas, aumentaram nesse último ano.

Resultados

Mobilização para o tema obesidade infantil

Campanha “Obesidade infantil é coisa séria”
3.424.857 pessoas impactadas por 12 conteúdos exclusivos, lançados semanalmente nas redes sociais e hospedados no site obesidadeinfantil.org.br, com objetivo de sensibilizar a sociedade civil em geral sobre os fatores que tornam a obesidade infantil um importante problema de saúde pública.
Ver vídeo da campanha
2o Seminário Obesidade em Crianças e Adolescentes
Evento on-line com transmissão ao vivo, com 2.401 acessos em 4 dias de palestras com convidados expoentes no tema.
Assistir ao evento
Infográfico Obesidade em Crianças e Adolescentes: uma responsabilidade compartilhada
O documento produzido em parceria com o Instituto Alana, chama atenção para a influência de fatores externos – ambientais, políticos, socioeconômicos e culturais – sobre os números da obesidade em crianças e adolescentes.
Acesse a publicação
post de rede socialpost de rede socialpost de rede socialpost de rede socialpost de rede socialpost de rede socialpost de rede socialpost de rede socialpost de rede socialpost de rede socialpost de rede socialpost de rede social

Monitoramento de dados

2o Panorama da Obesidade em Crianças e Adolescentes
Elaboração e divulgação do documento, que reúne informações que ajudam a compreender o cenário da obesidade infantil no estado do Rio de Janeiro e os desafios e oportunidades para o seu controle.
Acesse a publicação
Hackathon Saúde Infantil
O desafio proposto pela área foi a criação de alternativas para o aumento da coleta de dados de estado nutricional e consumo alimentar, com qualidade e fidedignidade. O desafio contou com 133 participantes, 22 times e 14 propostas apresentadas.

Participação na formulação de políticas de enfrentamento à obesidade infantil

Projeto de Lei municipal no 1662/2019
Ações de mapeamento da nova legislatura e elaboração de documentos técnicos para incidência no projeto que institui “Ações de Combate à Obesidade Infantil” no Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde - IEPS. O projeto de lei prevê a regulamentação de comercialização e distribuição de alimentos ultraprocessados nas escolas; implementação de salas de amamentação em empresas e regulação da altura de prateleiras para a comercialização de alimentos não saudáveis destinados ao público infantojuvenil.
Plano de Ações Estratégicas de Enfrentamento a Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTs)
Contribuição na consulta pública realizada pelo Ministério da Saúde, com sugestões de ações específicas para o enfrentamento da obesidade em crianças e adolescentes.
Estratégia de Prevenção e Controle da Obesidade Infantil (PROTEJA)
Participação na oficina de construção técnica, a convite da Coordenação Geral e Alimentação e Nutrição (CGAN) do Ministério da Saúde.
Conselho de Alimentação Escolar da cidade do Rio de Janeiro
Membro deste espaço de participação social para a garantia do Direito Humano a Alimentação e Nutrição Adequadas.

Redes estratégicas

A obesidade infantil é um problema de saúde pública e com causas multifatoriais, e, portanto, o seu enfrentamento depende de ações coletivas e integradas, de longo prazo. Para isso, o Desiderata entende ser fundamental se associar a grupos nacionais e internacionais que possam potencializar o impacto de suas ações, tais como:

Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável

Organização que reúne profissionais, associações e movimentos sociais dedicados à promoção e proteção de práticas alimentares adequadas e saudáveis. O objetivo do grupo é incentivar o avanço de políticas públicas que garantam a segurança alimentar e nutricional para a população.

NCD Alliance

Organização internacional que reúne mais de 2.000 organizações, incluindo movimentos da sociedade civil, parceiros governamentais e agências da ONU, que atuam em políticas e práticas sobre doenças não-transmissíveis no mundo, dentre elas o câncer e a obesidade.

Instituto de Estudos para Políticas de Saúde

Organização independente e sem fins lucrativos com o objetivo de contribuir para o aprimoramento das políticas públicas de saúde no Brasil. O IEPS defende a ideia de que toda a população brasileira deva ter acesso à saúde de qualidade e que o uso de recursos e a regulação do sistema de saúde sejam os mais efetivos possíveis.

Food Policy Program

Com base na vasta experiência da Bloomberg Philanthropies no controle do tabaco, o Food Policy Program articula organizações da sociedade civil e instituições de pesquisa para promover políticas públicas eficientes na regulamentação de práticas, alimentos e ambientes. No Brasil, as organizações e instituições que fazem parte do Food Policy Program são: ACT Promoção da Saúde; Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC); FIAN Brasil, Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (NUPENS) e Instituto Desiderata.

Global Health Advocacy Incubator

Organização que provê apoio a organizações que atuam na implementação de leis que fomentem a melhoria da saúde pública em todo o mundo. Atuam por meio de apoio, capacitação e assistência técnica em todos os componentes de ações de advocacy, incluindo mapeamento político, análise jurídica, planejamento estratégico, construção de coalizões e mobilização de base.

Coalizão para a Primeira Infância

Grupo de organizações que monitoram projetos de lei que tratam da primeira infância, dentre elas a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Instituto Alana, Instituto Desiderata e Rede Nacional da Primeira Infância.

Fórum Intersetorial de Combate às DCNTs

Tem como proposta promover parcerias entre as principais instituições dos setores público, privado e terceiro setor para o combate às doenças crônicas não-transmissíveis (DCNTs). Trata-se de uma iniciativa contínua através de suas plataformas digitais e suas reuniões semestrais, contando com mais de 100 instituições participantes.