

As famílias têm, de fato, uma grande responsabilidade em relação à saúde das crianças. No entanto, como vimos, outros ambientes, fora de casa, também têm uma grande influência sobre suas escolhas alimentares e criação de hábitos. Quando vão à escola, por exemplo, boa parte das refeições são feitas em cantinas e refeitórios, que nem sempre oferecem opções saudáveis. E isso se repete em vários outros espaços que elas frequentam.
Como pais, cuidadores e sociedade em geral, precisamos nos envolver e também cobrar do poder público uma série de medidas para conter os males que a obesidade infantil vem causando à saúde das crianças brasileiras. Para enfrentar esse desafio, nós precisamos:

1. Pais não devem ser culpados pelas condições de saúde de seus filhos e as crianças não devem ser julgadas por seu excesso de peso.
2. Cobrar políticas de incentivo à amamentação até os dois anos de idade, com o leite materno sendo o único alimento oferecido ao bebê até os seis meses.
3. Proteger crianças da exposição precoce aos alimentos ultraprocessados, e o acesso à boa alimentação e às atividades físicas e lúdicas ser facilitado para estimular hábitos saudáveis, especialmente nas escolas. especialmente nas escolas.
4. Exigir que a publicidade dirigida a crianças seja efetivamente fiscalizada.
5. Cobrar que as embalagens de produtos alimentícios tenham rótulos claros, com alertas adequados sobre excesso de açúcar, sal e gorduras, conforme determinado.
6. Exigir que o poder público trate a epidemia de obesidade como um problema de saúde pública, envolvendo toda a sociedade e criando leis e ações efetivas.
7. Subsídios à indústria de refrigerantes precisam ser retirados e os impostos sobre bebidas com excesso de açúcar aumentados.
Continue acompanhando este site para saber mais sobre como é possível prevenir a obesidade infantil e exigir mudanças que garantam uma vida saudável a todas as crianças.
Compartilhe
Gostaria de mais informações ou tem alguma dúvida?
Manda uma mensagem pra gente!
Posts relacionados
Siga nossas redes sociais
Siga nossas redes sociais