Relatório Anual 2020 Desiderata

EN
grafismo
menino comendo melancia

Apresentação

A pandemia do novo coronavírus vivida desde 2020 trouxe, além de profundas mudanças em nossas vidas, uma série de desafios para o Sistema Único de Saúde e, claro, para o Instituto Desiderata. Passamos o ano com a equipe toda em trabalho remoto e reorganizamos nossas atividades para fortalecer o sistema de saúde no atual cenário. Ao mesmo tempo, repensamos nossas ações na área de oncologia pediátrica e obesidade infantil.

Aproveitamos nossa experiência em articulação com a gestão pública e hospitais para integrar o comitê gestor do movimento União Rio, liderando a validação técnica, negociação e distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais de saúde dos hospitais públicos do Rio de Janeiro, além de apoiar os hospitais pediátricos que internavam crianças com Covid-19. Transformamos ações presenciais em virtuais e disseminamos conteúdos relevantes para cuidadores e profissionais, relacionando câncer infantil ou obesidade infantil e a Covid-19.

A obesidade infantil também ganha relevância nesse contexto, com as crianças cada vez mais em casa, uma boa parte delas sem acesso à alimentação escolar e com maior propensão ao comportamento sedentário, já que o distanciamento social acabou fazendo com que fiquem mais tempo em frente às telas. Realizamos nossa primeira campanha de grande alcance, trazendo números e fatos para comprovar que a obesidade em crianças e adolescentes é uma questão de saúde pública, não individual. Pela primeira vez, firmamos uma parceria internacional para a execução de ações de advocacy no legislativo, com o objetivo de regular os ambientes onde as crianças e adolescentes circulam.

Com a consciência da dificuldade que é ter uma nova rotina imposta e quão dolorosa a pandemia tem sido para milhares de famílias, gostaria de apresentar as atividades e resultados de 2020, em conjunto com conselheiros atuantes, parceiros e uma equipe qualificada e comprometida com a melhoria da saúde pública para a vida das pessoas, em especial das crianças e adolescentes.

Boa leitura!
Roberta Costa Marques | Diretora Executiva

Mensagem do Conselho

Em 2020, o Brasil e o mundo foram impactados pela pandemia do novo coronavírus, que sobrecarregou os sistemas de saúde e transformou a vida de todos de forma abrupta. Esse momento único na história recente apresentou desafios para as famílias e organizações e, ao mesmo tempo, tornou ainda mais evidente a importância da saúde pública para todos.

O Instituto Desiderata respondeu rapidamente a este novo contexto, organizando-se para dar uma contribuição efetiva à repentina pressão sobre os hospitais do Sistema Único de Saúde no Rio de Janeiro, sem, contudo, reduzir a atenção às demandas da saúde de crianças e adolescentes. Estes, apesar de não fazerem parte do grupo de risco para a Covid-19, seguiram exigindo atenção especializada, sobretudo, nos casos oncológicos. A insegurança alimentar vista no período também colocou em maior evidência a urgência de medidas efetivas para garantir uma alimentação saudável às crianças, fundamental para o controle da obesidade infantil.

O trabalho coletivo é um valor institucional que permeia as nossas ações e o nosso compromisso com a saúde. Para superarmos os desafios da melhoria da saúde de crianças e adolescentes, precisamos tornar perenes a solidariedade e o envolvimento das organizações da sociedade civil e da sociedade como um todo que caracterizaram o ano de 2020.

Por fim, o Comitê de Nomeação constituído pelo Conselho Deliberativo trabalhou ativamente durante o ano para a busca de um novo Presidente para o Conselho e recomendou o nome de Mark Essle para me substituir na função que exerço desde a nossa constituição em 2003. O Mark foi eleito para a posição em abril de 2021. Estou convencido que a experiência, talento e comprometimento do novo Presidente do Conselho Deliberativo elevarão o Desiderata a um outro patamar, rumo ao nosso sonho de termos as crianças e adolescentes brasileiros dentre os mais saudáveis do mundo. Ao mesmo tempo que encaminho esta mensagem, desejo ao Mark todo sucesso na sua nova missão.

Guilherme Frering | Presidente do Conselho Deliberativo

menino de capa sorrindo

Sobre o Desiderata

O Instituto Desiderata é uma OSCIP focada, há 17 anos, na melhoria da saúde pública infantojuvenil no Rio de Janeiro. Trabalhamos na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer e outras doenças crônicas não transmissíveis e fatores de risco, como a obesidade infantojuvenil.

Nossa missão

Promover soluções que garantam prevenção, diagnóstico e cuidado tempestivos para a saúde de crianças e adolescentes.

Nosso sonho

Crianças e adolescentes brasileiros entre os mais saudáveis do mundo.

Fome Zero e Agricultura Sustentável
Saúde e Bem-Estar
Redução das Desigualdades
Parcerias e Meios de Implementação

Desenvolvimento Institucional

Comunicação Institucional

Como um eixo estratégico do Desiderata, a Comunicação está ligada às demais áreas do instituto, criando conteúdos e ações que contribuam para tornar a saúde infantojuvenil um tema prioritário na discussão e no estabelecimento de políticas públicas. Além disso, trabalha para fortalecer o relacionamento com os parceiros da área de saúde e tornar a organização mais conhecida pelo público em geral e possíveis apoiadores, além de potencializar das ações de captação de recursos.

O ano de 2020 foi marcado por dois principais desafios: a adaptação à nova realidade imposta pela pandemia do coronavírus e a elaboração, em colaboração com a área de Obesidade, da primeira campanha do instituto voltada para um público mais amplo.

Nesse contexto, foi fundamental a mobilização da equipe para produção de conteúdo, como artigos publicados em canais próprios e na imprensa com o objetivo de reforçar a percepção do instituto como referência em saúde infantojuvenil, interface entre sociedade civil e poder público e fonte confiável de informação e análise.

Presença nas redes sociais

Crescimento de
17%
41%
55%
post de rede socialpost de rede socialpost de rede socialpost de rede socialpost de rede socialpost de rede socialpost de rede socialpost de rede socialpost de rede socialpost de rede socialpost de rede socialpost de rede socialpost de rede socialpost de rede socialpost de rede socialpost de rede socialpost de rede socialpost de rede socialpost de rede social

Parcerias

O Instituto Desiderata recebe doações de pessoas físicas e jurídicas que acreditam na saúde pública como um princípio básico para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

A maior parte dos recursos é doada por pessoas físicas. Institutos e empresas também são parceiros, financiando projetos, oferecendo serviços para realização do nosso trabalho e nos apoiando institucionalmente.

Muito obrigada a todos os nossos parceiros.

Parceiros financeiros:

Parceiros em serviços:

SAIBA COMO CONTRIBUIR EM DOE.DESIDERATA.ORG.BR

Demonstrações financeiras VER PDF

Receitas

  • 1% Pessoa Jurídica
  • 2% Investimento
  • 24% Fundações
  • 1% Pessoa física pequenos doadores
  • 72% Pessoa física grandes doadores

Despesas

  • 9% Captação
  • 14% Comunicação
  • 13% Administrativo
  • 16% Obesidade
  • 48% Oncologia Pediátrica

*Despesas de RH estão consideradas no valor de cada área.

Quem fez essa história

Diretoria Executiva Roberta Costa Marques
Área de Saúde Carolina Motta | Gestora de Projetos de Saúde – Oncologia Lucas Sanches | Gestor de Projetos de Saúde – Obesidade Elisa Mendonça | Analista de Saúde – Obesidade Claudia Bezerra | Coordenadora de Projetos – Oncologia Evelyn Kowalczyk | Analista de Dados de Saúde
Área de Comunicação Anna Carolina Cardoso | Gerente Karina Gutman | Estagiária
Área de Desenvolvimento Institucional Luiza Rudge | Gerente
Área Administrativo-Financeira Natália Carcione | Gerente Luisa de Biase | Assistente Isadora Brandão | Assistente
Conselho Deliberativo Guilherme Frering | Presidente Antonia Frering | Vice-presidente Arminio Fraga Gabriela Paranhos Germana Lyra Bähr Guilherme Teixeira Azevedo Maria Auxiliadora Gomes Miguel Lago
Conselho Consultivo Beatriz Cardoso Heloisa Helena Oliveira Luciano Huck Marcos Moraes (in memoriam) Paula Guedes Rafael Gomes Martinez Rodrigo Capistrano Sergio Bermudes Wanda Engel
Conselho Fiscal Eduardo Poggi Maria Fernanda Dias de Carvalho Miguel Ramos de Carvalho