Relatório Anual 2020 Desiderata

EN
grafismo
menino sorrindo e dançando

Covid-19
Logo União Rio

Diante da Covid-19, realizamos algumas ações que pudessem mitigar os efeitos da pandemia no sistema de saúde pública do Rio de Janeiro.

Integramos ao União Rio, um movimento voluntário do Rio de Janeiro, que reúne sociedade civil e organizações não governamentais para reduzir os impactos da pandemia da Covid-19. O Instituto Desiderata é cogestor da área de saúde do movimento, sendo responsável pela validação técnica, aquisição, gerenciamento e controle de entregas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). No total, foram doados 1.079.734 de itens de EPIs aos hospitais públicos que atuavam na linha de frente no combate à Covid no Rio de Janeiro.

Realizamos, ainda com o Movimento União Rio, a modernização e ampliação do setor de CTI do Hospital Municipal Jesus, através de abertura de 2 novos leitos e aquisição de Central de Monitorização 24hs para todos os leitos (10). O Hospital Municipal Jesus ocupa um lugar estratégico na rede de cuidado de crianças e adolescentes no município do Rio de Janeiro e tornou-se referência para internação de crianças com Covid-19 na rede municipal.

Além da atuação conjunta ao Movimento União Rio, realizamos doações de EPIs aos hospitais de referência para diagnóstico e tratamento do câncer infantojuvenil. Como esses hospitais não atuavam diretamente na linha de frente no combate ao Covid, eles não eram prioridade nas ações do governo. Porém, são os hospitais que atendem crianças com doenças crônicas, que pertencem ao grupo de risco. Realizamos a doação de 124.160 equipamentos de proteção individual, ação essencial para garantir segurança aos profissionais e as crianças atendidas nesses hospitais.

Resultados

124.160

EPIs doados aos hospitais pediátricos

Abertura de 2 novos CTIs pediátricos

1.079.734

EPIs doados para hospitais públicos no Rio de Janeiro.

Doação de Central de Monitorização 24h para os 10 leitos pediátricos do Hospital Municipal Jesus