

Os números crescentes da obesidade infantil tornaram-se um problema em vários países nos últimos anos. O México, maior consumidor de alimentos ultraprocessados da América Latina, chegou a decretar recentemente um alerta epidemiológico devido às altas taxas de diabetes e obesidade. Lá, cerca de 40% das calorias* que as crianças em idade pré-escolar ingerem vêm de alimentos ultraprocessados.
Nunca é demais lembrar que, entre esses produtos, que contêm açúcar, sal e gorduras em excesso, estão bebidas açucaradas, embutidos, macarrões instantâneos e bebidas lácteas. Esses itens costumam ser bastante populares entre crianças, entre outras razões, por causa da publicidade direcionada a elas.
Porém, muitas pessoas acabam comprando esses produtos sem saber o que realmente são. Uma das razões para isso é que eles possuem embalagens apelativas, às vezes com uso de personagens, e pouca ou nenhuma indicação sobre altos teores de sódio, açúcar e gorduras. Sem essas informações claras, não é possível fazer uma escolha de verdade.
Mas os mexicanos já deram alguns passos importantes para garantir uma alimentação mais saudável, implementando selos de alerta nas embalagens e restringindo a publicidade direcionada a crianças, por exemplo. Além deles, Chile, Uruguai e Peru também já adotaram a indicação nos rótulos. No Chile, a adoção desse tipo de selo foi uma das estratégias implementadas para lidar com a alta taxa de obesidade no país. E está dando certo, como afirma este estudo**.
Veja exemplos de como um alerta para os consumidores pode ser:
No Brasil, ainda não temos uma rotulagem nutricional adequada e de fácil compreensão, o que prejudica bastante as escolhas alimentares das famílias. Produtos aparentemente inofensivos, e alguns até mesmo ofertados como opções saudáveis, contêm quantidades preocupantes de ingredientes que deveríamos evitar consumir em excesso e que acabamos comprando sem saber. Com rotulagem adequada, as próprias crianças podem fazer essa distinção***.
Garantir informações nutricionais que nos permitam fazer escolhas mais conscientes é um passo importante para conseguirmos alcançar melhores indicadores de saúde para crianças e adolescentes no Brasil. Continue acompanhando este site para saber mais. Vamos encarar, juntos, o desafio da obesidade infantil!
Saiba mais: Conheça a campanha do Idec por uma rotulagem adequada.
*https://news.un.org/pt/story/2020/03/1706371
**https://ijbnpa.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12966-019-0781-x
***https://www.youtube.com/watch?v=XJfZJfc56lY&feature=youtu.be
Compartilhe
Gostaria de mais informações ou tem alguma dúvida?
Manda uma mensagem pra gente!
Posts relacionados
Siga nossas redes sociais
Siga nossas redes sociais