Relatório Anual Desiderata: Confira nossos principais resultados em 2022!

O ano de 2022 marcou, para o Desiderata, um período intenso de muitos aprendizados e importantes conquistas para promover uma vida mais saudável para as crianças e adolescentes brasileiros.

Os resultados desse nosso trabalho no último ano estão disponíveis em nosso relatório anual, que você pode acessar aqui.  

Entre as nossas principais realizações na área do câncer infantil está a finalização do projeto de humanização do setor de radiologia do Hospital Municipal Jesus, com a inauguração de duas novas salas. Em 2022 foram 11.742 crianças atendidas em espaços humanizados pelo Desiderata. 

Para a ampliação das chances de cura do câncer infantil, seguimos com a estratégia de promoção do diagnóstico precoce Unidos Pela Cura (UPC). No último ano, o UPC teve 297 crianças e adolescentes com suspeita de câncer encaminhadas pela Atenção Primária no Rio de Janeiro e iniciou sua expansão para Pernambuco, com parceria firmada com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).   

Na área da obesidade infantil, tivemos um importante avanço ao aprovarmos, no município de Niterói, o Projeto de Lei 95/2022. O município se tornou o primeiro no estado do Rio de Janeiro a restringir a oferta de ultraprocessados em escolas municipais públicas e privadas, promovendo ambientes alimentares mais saudáveis para crianças e adolescentes. Ainda em Niterói, iniciamos em parceria com a secretaria de Saúde do município, um projeto piloto de linha de cuidado com protocolos e diretrizes clínicas para a prevenção e cuidado da obesidade no município. 

Em 2022 também tivemos a atualização do Panorama Online da Obesidade em Crianças e Adolescentes, com uma nova versão que permite a visualização da série histórica dos dados e subsidia nossa estratégia de disseminação de informações qualificadas para fomentar a construção de novas políticas públicas baseadas em evidências na área. 

Seguimos trabalhando junto ao setor público, empresas e outras instituições da sociedade civil para que o câncer e a obesidade infantil sejam tratados com prioridade e para implantar políticas públicas que possibilitem às crianças brasileiras uma vida mais saudável e com maiores oportunidades agora e no futuro. 

Acesse o relatório completo aqui para ver o que conquistamos, juntos, em 2022.