Cursos de Qualificação em Saúde da Criança e do Adolescente – EAD

Conheça nossos cursos gratuitos sobre Cuidados Relacionados à Obesidade e Diagnóstico Precoce do Câncer em crianças e adolescentes, voltados para profissionais da Atenção Primária à Saúde


Desde 2007, o Instituto Desiderata tem como um de seus eixos de atuação a formação de profissionais de Atenção Primária à Saúde, em que capacitamos 4.090 profissionais para a identificação dos sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes. 

Em 2021, iniciamos um novo projeto de ensino à distância (EAD), com a oferta de dois cursos: Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil e Cuidados Relacionados à Obesidade em Crianças e Adolescentes. O objetivo é capacitar, em 24 meses, 6.150 profissionais de saúde que atuem na APS dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro.

Os cursos são oferecidos gratuitamente na modalidade EAD às equipes de saúde da família (eSF), saúde bucal (eSB), equipes dos núcleos ampliados de saúde da família (NASF-AB), profissionais vinculados às equipes de atenção primária (eAP), unidades básicas de saúde (UBS) e centros de saúde.

As aulas disponíveis nos dois cursos foram construídas em parceria com profissionais de importantes instituições da sociedade civil.

O curso Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil estimula o diagnóstico precoce e oportuno, aumentando as chances de cura de crianças e adolescentes. A formação tem carga horária total de 15 horas, que devem ser cumpridas em um prazo de até 30 dias.

O curso Cuidados Relacionados à Obesidade em Crianças e Adolescentes está organizado em dois módulos. O módulo I, disponível agora, aborda a obesidade como uma questão de saúde pública, e sensibiliza os profissionais para qualificação de um cuidado integral. Este módulo terá carga horária total de 10 horas, que podem ser concluídas em até 30 dias.

As inscrições podem ser feitas a partir do dia 22 de julho, por meio da plataforma de ensino Desiderata/Jaleko. Após realizar a inscrição, você receberá um e-mail com informações sobre a data de início do curso, de acordo com a disponibilidade de vagas.