Quem Somos?

O Instituto Desiderata é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), fundada em 2003, com uma história inovadora de atuação conjunta com gestores públicos e organizações no desenvolvimento e implementação de soluções para a prevenção, diagnóstico e cuidado para a saúde de crianças e adolescentes. Para isso, promove ações de mobilização e articulação entre o setor público e a sociedade civil, capacitação de profissionais de saúde para o diagnóstico precoce, humanização do tratamento e produção e disseminação de conhecimento na área.

Desde sua origem, o Desiderata trabalha para mudar a realidade do câncer infantojuvenil no Rio de Janeiro. Em 2019, amplia seu compromisso e atuação para outras Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e fatores de risco, como obesidade infantojuvenil.

As DCNTs são as principais causas de óbito no mundo e geram perda de qualidade de vida, além de impactos econômicos para famílias, comunidades e sociedade em geral.

A atuação do Instituto Desiderata alinha-se ao plano de ação da agenda mundial da Organização das Nações Unidas (ONU), formada pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) assumidos pelos países como compromisso global para um mundo sustentável e melhor para todas as pessoas em todos os lugares. Nossas ações têm como objetivo atender os ODS´s 2, 3, 10 e 17, principalmente, a meta 3.4 dos ODS: “até 2030, reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não-transmissíveis via prevenção e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar”​

Conheça o poema que inspirou nosso nome

Nossa missão

Promover soluções que garantam prevenção, diagnóstico e cuidado tempestivos para a saúde de crianças e adolescentes.

Nosso sonho

Crianças e adolescentes brasileiros entre os mais saudáveis do mundo.

Manifesto

Para melhorar a vida de crianças e adolescentes, trabalhamos coletivamente e fazemos acontecer.
E assim iniciamos uma história de transformação.

Onde se pode enxergar desafios de saúde complexos e insolúveis, vemos a oportunidade de fazer a diferença. Mapeamos os problemas, identificamos quem e como. Articulamos indivíduos e instituições em busca da solução, produzindo mudanças sociais de interesse coletivo.

Articular para aproximar, para mobilizar, para engajar, para solucionar, para transformar causas, projetos, sonhos e vidas.

Linha do tempo

Conselho

Conselho Deliberativo

Mark Essle
Guilherme Frering
Antonia Frering
Arminio Fraga
Gabriela Paranhos
Germana Bahr
Guilherme Teixeira Azevedo
Maria Auxiliadora Gomes

Conselho Consultivo

Beatriz Cardoso
Heloisa H Oliveira
Luciano Huck
Paula Guedes
Rafael G Martinez
Rodrigo Capistrano
Sergio Bermudes
Wanda Engel

Conselho Fiscal

Eduardo Poggi
Maria Fernanda Carvalho
Miguel Ramos de Carvalho

Equipe

Renata Couto
Diretora Executiva

Apaixonada pela ideia de transformação social, tem 20 anos de experiência no terceiro setor. Foi diretora de Captação de Recursos na ActionAid Brasil e trabalhou o fortalecimento institucional de organizações sociais tais como Fundo Elas, Canal Futura, Médicos Sem Fronteiras, Fundação do Câncer e na área de Patrimônio e Cultura da Fundação Roberto Marinho. É formada formada em Comunicação Social (UFRJ), com mestrado em História Social da Cultura (PUC-Rio) e especializada em Gestão Cultural (Itaú Cultural) e Financiamento e Economia da Cultura (Université Paris-Dauphine). Renata também é mãe do Joaquim e considera que criar um menino com valores de equidade de gênero é o seu maior desafio.

Carolina Miranda Dorneles
Gerente Administrativa

Pós graduada em Gestão Empresarial pela FGV, sua carreira foi, ao longo dos anos, consolidada nas áreas de gestão administrativa, financeira e de facilities. Com 14 anos de experiência no terceiro setor e na área da cultura, migrou para a área da saúde em busca de novos conhecimentos e crescimento profissional e pessoal.

Thaís Melo
Assistente administrativa

Formada em Turismo e Hotelaria e graduanda em Adminsitração pela Unesa.
Experiência em atendimento ao cliente interno e externo há mais de 10 anos.
Atuando principalmente em gestão de prestadores, facilities,
ênfase em administração financeira, empresas e atividades diversas.

Luiza Rudge
Diretora de Desenvolvimento Institucional

Pós-graduada em Marketing pela PUC-Rio, trabalhou por mais de 10 anos com Comunicação e Marketing em grandes empresas e agências, com relacionamento com clientes e gestão de projetos. Migrou para o terceiro setor buscando unir seus valores pessoais à vida profissional.

Lana Bauab
Analista de Desenvolvimento Institucional

Mestre em Ciência Política pela Kobe University (Japão) e Relações Internacionais pela UERJ e especialista em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV. Pesquisadora com experiência em planejamento de projetos, captação e gerenciamento de recursos por meio de editais nacionais e internacionais. Experiência internacional no Japão, Alemanha, Estados Unidos e Suíça.

Renata Oliveira
Gerente de Comunicação

Jornalista, especialista em Marketing Empresarial pela UFF, Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias pela Uerj. Experiência como repórter e produtora com passagens em redações de grandes veículos de imprensa e agências de comunicação. Experiência em assessoria de comunicação em órgãos públicos na Baixada Fluminense, especialmente na área de saúde e no legislativo. Há mais de 10 anos atua como Assessora de Imprensa e Gestora de Comunicação Institucional em organizações do terceiro setor com foco em direitos humanos, educação e saúde.

Carolina Malvão
Analista de Comunicação

Formada em jornalismo pela UFRJ, tem experiência com jornalismo factual, redação, rádio, TV e podcast. A paixão pelo terceiro setor teve início em 2013, quando começou a trabalhar com as temáticas de educação, infâncias e direitos humanos.

Igor Simões
Assistente de Comunicação

Formado em jornalismo pela UFF e pós-graduado em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela UCAM. Trabalhou em veículos jornalísticos locais e nacionais e tem experiências em comunicação corporativa e assessoria de imprensa.

Carolina Motta
Gerente de Oncologia

Especialista em Gestão da Atenção Básica e em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz. Graduada em Psicologia pela PUC-Rio. Trabalhou por mais de cinco anos na Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, junto à gestão da saúde pública. Busca desenvolver projetos com foco no fortalecimento do SUS.

Amanda Nunes
Analista de Saúde em Oncologia

Graduada em Farmácia pela UFF, mestranda em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ e cursando especialização em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUCRS. Trabalhou por mais de 4 anos na Secretaria de Estado de Saúde, atuando no apoio à implementação de políticas de saúde, e demais atividades pertinentes ao nível central da saúde pública. Atualmente desenvolve pesquisa sobre equidade no acesso à saúde.

Raphael Barreto
Gerente de Obesidade

Doutorando e mestre em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Interessado em temas como Governança e Compliance, possui experiência na coordenação de contratos de gestão e projetos entre entes públicos e organizações do Terceiro Setor. Atualmente pesquisa iniquidades raciais em saúde.

Olivia Honorio
Consultora de Nutrição

Nutricionista pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós graduada em Nutrição Clínica e Desportiva e  Mestre em Nutrição e Saúde (UFMG), na linha de pesquisa Nutrição e Saúde Pública. Doutoranda em Saúde e Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Carolina Rocha
Analista de Saúde – Obesidade

Nutricionista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e especialista em Saúde Coletiva (UFRJ). Mestranda do PPG- ANS da UERJ na área de Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva pesquisando políticas e ações do setor público e privado para a criação de ambientes alimentares saudáveis. Desenvolveu sua atuação profissional do SUS desde a assistência nutricional na APS até a prática enquanto gestora em diferentes esferas de atenção à saúde.

Fabíola Leal
Analista de Advocacy

Advogada. Mestranda em Justiça e Segurança pela UFF. Consultora de Processo Legislativo. Vasta experiência em Assessoria Parlamentar. Atualmente desenvolve sua atuação profissional com foco no acesso de Movimentos Sociais e Instituições do Terceiro Setor ao legislativo municipal, estadual e nacional.

Michele Costa
Analista de Dados em Saúde

Sanitarista (FSP/USP), especialista em Saúde Coletiva (IESC/UFRJ) e mestranda em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ). Atuou na Secretaria Municipal de Saúde e na Secretaria Estadual do Rio de Janeiro com gestão, informação, vigilância e promoção da saúde com enfoque na implementação de políticas de enfrentamento das iniquidades raciais na saúde.