O Instituto Desiderata é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), fundada em 2003, com uma história inovadora de atuação conjunta com gestores públicos e organizações no desenvolvimento e implementação de soluções para a prevenção, diagnóstico e cuidado para a saúde de crianças e adolescentes. Para isso, promove ações de mobilização e articulação entre o setor público e a sociedade civil, capacitação de profissionais de saúde para o diagnóstico precoce, humanização do tratamento e produção e disseminação de conhecimento na área.
Desde sua origem, o Desiderata trabalha para mudar a realidade do câncer infantojuvenil no Rio de Janeiro. Em 2019, amplia seu compromisso e atuação para outras Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e fatores de risco, como obesidade infantojuvenil.
As DCNTs são as principais causas de óbito no mundo e geram perda de qualidade de vida, além de impactos econômicos para famílias, comunidades e sociedade em geral.
A atuação do Instituto Desiderata alinha-se ao plano de ação da agenda mundial da Organização das Nações Unidas (ONU), formada pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) assumidos pelos países como compromisso global para um mundo sustentável e melhor para todas as pessoas em todos os lugares. Nossas ações têm como objetivo atender os ODS´s 2, 3, 10 e 17, principalmente, a meta 3.4 dos ODS: “até 2030, reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não-transmissíveis via prevenção e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar”
Nossa missão
Promover soluções que garantam prevenção, diagnóstico e cuidado tempestivos para a saúde de crianças e adolescentes.
Nosso sonho
Crianças e adolescentes brasileiros entre os mais saudáveis do mundo.
Manifesto
Para melhorar a vida de crianças e adolescentes, trabalhamos coletivamente e fazemos acontecer.
E assim iniciamos uma história de transformação.
Onde se pode enxergar desafios de saúde complexos e insolúveis, vemos a oportunidade de fazer a diferença. Mapeamos os problemas, identificamos quem e como. Articulamos indivíduos e instituições em busca da solução, produzindo mudanças sociais de interesse coletivo.
Articular para aproximar, para mobilizar, para engajar, para solucionar, para transformar causas, projetos, sonhos e vidas.
Linha do tempo
Constituição do Conselho Deliberativo e fundação do Instituto Desiderata com foco no fortalecimento de políticas públicas em educação e oncologia pediátrica.

Estudos, visitas e workshops apontam o diagnóstico precoce como fundamental para a melhoria do tratamento do câncer infantojuvenil na rede pública do Rio de Janeiro.

Criação do Programa Ser Capaz, para apoiar nove projetos de ONG´s que trabalhavam com o contraturno escolar.
Lançamento da iniciativa Unidos pela Cura. Doação de ultrassom ao Hospital Municipal Jesus.

Lançamento do estudo “Infância e Juventude no Rio de Janeiro”
Ambientação lúdica de duas salas de quimioterapia infantis e dois leitos de internação para adolescentes. Início da capacitação de médicos para identificação de sinais e sintomas do câncer e do encaminhamento de casos suspeitos por meio do Unidos Pela Cura.

Programa Parcerias para educação: cinco projetos em parceria com escolas públicas.
Unidos pela Cura torna-se política pública de promoção do diagnóstico precoce do município do Rio de Janeiro. Ampliação da capacitação para todos os profissionais da Estratégia de Saúde da Família.

Área de educação foca no 2º segmento do Ensino Fundamental e realiza a pesquisa participativa “Megafone na Escola” para entender a educação de adolescentes na rede pública.
Realização do 1º Fórum de Oncologia Pediátrica (FOP). Doação e ambientação de tomógrafo para atendimento pediátrico no Hospital Municipal Jesus.
Desiderata recebe Medalha de Mérito Pedro Ernesto pela atuação na área de Oncologia Pediátrica.

Realização de grupos de trabalho com professores e gestores públicos para debater e propor ações para a educação de adolescentes.
Lançamento do 1º Panorama da Oncologia Pediátrica do estado do RJ. Lançamento da primeira Carta de Recomendações no 2º FOP, com propostas de ações e monitoramento para a oncologia pediátrica.

Lançamento de duas plataformas online: Latitude, com indicadores educacionais georreferenciados; e Prisma, para disseminar conhecimentos e práticas sobre adolescentes e mídia-educação.
Realização do 3º Fórum de Oncologia Pediátrica. Lançamento da cartilha para cuidadores de crianças com câncer.
Ampliação da capacitação de profissionais de saúde para outros quatro municípios do Rio de Janeiro.

Início da Rede Educação Com Adolescentes (RECA) formada por professores, estudantes e organizações sociais para propor políticas públicas de educação específicas para este público.
Realização do 4º Fórum de Oncologia Pediátrica.
Desiderata torna-se membro da União Internacional de Controle de Câncer (UICC).

Encerramento da área de educação em seminário com secretário municipal de educação.
Desiderata reforça seu compromisso com oncologia pediátrica e amplia atuação para doenças crônicas não transmissíveis e fatores de risco como obesidade infantil.
Desiderata é premiado como uma das 100 melhores ONG’s do Brasil pelo Instituto Doar.

Iniciamos nossa a atuação em obesidade infantil.
Realização do 5º Fórum de Oncologia Pediátrica. Lançamento do 1º Panorama da Obesidade em Crianças e Adolescentes.
Eleitos pelo segundo ano como uma das 100 melhores ONG’s do Brasil pelo Instituto Doar.

Integramos o grupo União Rio de enfrentamento à pandemia de coronavírus.
Inauguramos a Sala dos Robôs Submarinos, unidade de raio-x humanizada no Hospital Municipal Jesus.
Passamos a integrar o programa Food Policy Program, da Bloomberg Philantropies.

Conselho
Conselho Deliberativo
Mark Essle
Guilherme Frering
Antonia Frering
Arminio Fraga
Gabriela Paranhos
Germana Bahr
Guilherme Teixeira Azevedo
Maria Auxiliadora Gomes
Conselho Consultivo
Beatriz Cardoso
Heloisa H Oliveira
Luciano Huck
Paula Guedes
Rafael G Martinez
Rodrigo Capistrano
Sergio Bermudes
Wanda Engel
Conselho Fiscal
Eduardo Poggi
Maria Fernanda Carvalho
Miguel Ramos de Carvalho
Equipe

Apaixonada pela ideia de transformação social, tem 20 anos de experiência no terceiro setor. Foi diretora de Captação de Recursos na ActionAid Brasil e trabalhou o fortalecimento institucional de organizações sociais tais como Fundo Elas, Canal Futura, Médicos Sem Fronteiras, Fundação do Câncer e na área de Patrimônio e Cultura da Fundação Roberto Marinho. É formada formada em Comunicação Social (UFRJ), com mestrado em História Social da Cultura (PUC-Rio) e especializada em Gestão Cultural (Itaú Cultural) e Financiamento e Economia da Cultura (Université Paris-Dauphine). Renata também é mãe do Joaquim e considera que criar um menino com valores de equidade de gênero é o seu maior desafio.

Pós graduada em Gestão Empresarial pela FGV, sua carreira foi, ao longo dos anos, consolidada nas áreas de gestão administrativa, financeira e de facilities. Com 14 anos de experiência no terceiro setor e na área da cultura, migrou para a área da saúde em busca de novos conhecimentos e crescimento profissional e pessoal.

Formada em Turismo e Hotelaria e graduanda em Adminsitração pela Unesa.
Experiência em atendimento ao cliente interno e externo há mais de 10 anos.
Atuando principalmente em gestão de prestadores, facilities,
ênfase em administração financeira, empresas e atividades diversas.

Pós-graduada em Marketing pela PUC-Rio, trabalhou por mais de 10 anos com Comunicação e Marketing em grandes empresas e agências, com relacionamento com clientes e gestão de projetos. Migrou para o terceiro setor buscando unir seus valores pessoais à vida profissional.

Mestre em Ciência Política pela Kobe University (Japão) e Relações Internacionais pela UERJ e especialista em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV. Pesquisadora com experiência em planejamento de projetos, captação e gerenciamento de recursos por meio de editais nacionais e internacionais. Experiência internacional no Japão, Alemanha, Estados Unidos e Suíça.

Formada em Jornalismo pela UFF, com especialização em Documentário pela FGV. Voltada para temas ligados a direitos humanos e políticas públicas, trabalhou por mais de dez anos em veículos jornalísticos locais, nacionais e outras instituições.

Formado em jornalismo pela UFF e pós-graduado em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela UCAM. Trabalhou em veículos jornalísticos locais e nacionais e tem experiências em comunicação corporativa e assessoria de imprensa.

Especialista em Gestão da Atenção Básica e em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz. Graduada em Psicologia pela PUC-Rio. Trabalhou por mais de cinco anos na Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, junto à gestão da saúde pública. Busca desenvolver projetos com foco no fortalecimento do SUS.

Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados e MBA em UX Design / Arquitetura da Informação. Experiência no gerenciamento de projetos de TI e há 10 anos trabalhando em projetos ligados à área da saúde.

Doutora em Saúde Coletiva (IMS/Uerj), mestre em Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e especialista em Oncologia (Inca/MS). Formada em farmácia pela UFRJ e em direito pela UFF, dedica sua vida profissional à pesquisa, ao ensino e à defesa do SUS, atuando, principalmente, com os seguintes temas: direito à saúde, participação social e oncologia.

Doutorando e mestre em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Interessado em temas como Governança e Compliance, possui experiência na coordenação de contratos de gestão e projetos entre entes públicos e organizações do Terceiro Setor. Atualmente pesquisa iniquidades raciais em saúde.

Nutricionista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e especialista em Saúde Coletiva (UFRJ). Mestranda do PPG- ANS da UERJ na área de Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva pesquisando políticas e ações do setor público e privado para a criação de ambientes alimentares saudáveis. Desenvolveu sua atuação profissional do SUS desde a assistência nutricional na APS até a prática enquanto gestora em diferentes esferas de atenção à saúde.

Advogada. Mestranda em Justiça e Segurança pela UFF. Consultora de Processo Legislativo. Vasta experiência em Assessoria Parlamentar. Atualmente desenvolve sua atuação profissional com foco no acesso de Movimentos Sociais e Instituições do Terceiro Setor ao legislativo municipal, estadual e nacional.

Formada em Ciências Sociais pela UFRJ, com mestrado em Sociologia pela UFF e doutorado em andamento na USP, no Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Atuou como assessora parlamentar em diversos mandatos no Rio de Janeiro, e posteriormente se dedicou ao seu desenvolvimento como pesquisadora. Ao longo dessa experiência, priorizou a atuação na garantia dos direitos humanos e justiça social, no Brasil e no mundo.

Sanitarista (FSP/USP), especialista em Saúde Coletiva (IESC/UFRJ) e mestranda em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ). Atuou na Secretaria Municipal de Saúde e na Secretaria Estadual do Rio de Janeiro com gestão, informação, vigilância e promoção da saúde com enfoque na implementação de políticas de enfrentamento das iniquidades raciais na saúde.

Especialista em Gestão da Atenção Básica e Estratégia Saúde da Família pela ENSP/Fiocruz. Nutricionista graduada pela UFRJ. No SUS atua desde 2014 como sanitarista na Gestão da Atenção Primária à Saúde na Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). Busca desenvolver projetos com foco na formação profissional e fortalecimento do SUS.