Hospital Municipal Jesus ganha novas salas de exame humanizadas

Projeto de humanização é assinado por Gringo Cardia foi realizado pelo Instituto Desiderata e contou com apoio da Chevron Brasil

O Instituto Desiderata, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na última sexta-feira, 22, a entrega de duas novas salas de exames que marcam a conclusão do projeto de humanização do setor de radiologia do Hospital Municipal Jesus (HMJ). Especializada em atendimentos pediátricos, unidade realiza 50 mil consultas por ano e é referência para o diagnóstico de câncer infantil na rede pública do Rio de Janeiro

Assinado por Gringo Cardia, o projeto contou com o apoio da Chevron Brasil e transformou todo o setor de exames em um ambiente lúdico e agradável, inspirado no fundo do mar. Associado a uma equipe com expertise para o trabalho, o ambiente humanizado permite que exames demorados e que, muitas vezes, exigem procedimentos invasivos sejam realizados de maneira mais tranquila, acalmando os pacientes e responsáveis.

O setor recebeu também um aparelho telecomandado, doado pelo Instituto Fernandes Figueira (IFF) ao hospital. O equipamento permite a realização de estudos contrastados de maneira dinâmica em tempo real, permitindo a aquisição da imagem da escopia, muitas vezes submetendo a criança a uma exposição à radiação menor que a de uma radiografia convencional. O HMJ é o único hospital da rede pública municipal a realizar exames contrastados e é referência no atendimento pediátrico, atendendo pacientes de zero a 18 anos de todo o estado do Rio de Janeiro.

Jardim das Águas Vivas e Sala dos Robôs Submarinos

Por realizar procedimentos mais demorados e complexos que as demais salas, a nova Sala do Telecomando foi transformada em um universo carregado de luz e movimento, chamado Jardim das Águas Vivas. Já a Sala dos Raios X virou a Sala dos Robôs Abissais: nela, os equipamentos são representados por robôs subaquáticos, seguindo uma proposta estética similar à da Sala dos Robôs Submarinos, inaugurada em 2020 no mesmo setor. Assim como os robôs subaquáticos entram no universo abissal para explorações e descobertas, os equipamentos do hospital fazem um trabalho similar, explorar e diagnosticar o paciente.

“Os espaços onde os pacientes são tratados têm profundo impacto em sua recuperação e promovem uma experiência muito mais sensível e acolhedora também para suas famílias e os profissionais que os atendem. Com esta entrega, nós concluímos a ambientação de todo o setor de radiologia do hospital – um trabalho que não seria possível sem uma parceria de longa data com o poder público e as empresas que acreditam na causa da saúde infantil – e esperamos estender essa experiência para outros espaços de atendimento”, reforça a Diretora Executiva do Instituto Desiderata, Renata Couto.

Além da humanização das salas de exame, também foram realizadas melhorias nos espaços de circulação e espera e ainda em outras duas pequenas salas de exame, que possibilitam mais conforto para os pacientes e acompanhantes.

“É muito gratificante e um orgulho para nós poder contribuir com este projeto. Acreditamos que uma comunidade bem-sucedida está diretamente relacionada à saúde e ao bem-estar das pessoas. Por este motivo, nosso programa de investimento social busca iniciativas que atendam às demandas e necessidades das comunidades onde operamos”, afirma Mariano Vela, Presidente da Chevron Brasil.

Esta entrega marca a conclusão da humanização do setor de Radiologia do Hospital Municipal Jesus, transformado em um lúdico universo subaquático. O projeto foi iniciado em 2012 e conta com outros espaços reformados com o apoio do Desiderata e parceiros, como a sala Submarino Carioca (tomógrafo). O Hospital Municipal Jesus faz parte da estratégia de diagnóstico precoce do câncer infantil Unidos pela Cura.

“A Secretaria Municipal de Saúde preza muito as parcerias que trazem benefícios aos usuários do SUS. O Instituto Desiderata é um antigo parceiro, não só neste projeto do Hospital Jesus, que começou há dez anos, mas também em outras importantes ações em prol da saúde da criança. E a Chevron, que abraçou esse projeto de humanização, permitindo a expansão para todo o setor de Radiologia do hospital, traz também uma colaboração que é imprescindível para dar essa alegria a nossos pequenos pacientes.”, diz o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado.

Confira as fotos da inauguração e do setor de radiologia humanizado