Obesidade Infantojuvenil
A obesidade infantil é uma condição de causa multifatorial que vem se configurando um problema de saúde pública em todo o mundo. Em 2020, 158 milhões de crianças acima de 5 anos estavam acima do peso adequado, segundo estimativa da World Obesity Federation. No Brasil, estima-se que cerca de 30% das crianças e adolescentes atendidos na atenção primária do SUS estejam com excesso de peso.
A obesidade é fator de risco para diabetes, doenças cardíacas e respiratórias ainda na infância e também na fase adulta, comprometendo a qualidade de vida e o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes e sobrecarregando o sistema de saúde. Agir para conter os números crescentes de obesidade tem sido um desafio ainda maior com a pandemia de Covid-19 que contribuiu para o aumento tanto de comportamento sedentário entre crianças e adolescentes, expostos a maior tempo de telas, quanto de consumo de alimentos ultraprocessados que se mostraram mais acessíveis financeiramente frente ao aprofundamento da insegurança alimentar para muitas famílias brasileiras.
Nossos projetos estão voltados para a prevenção e o cuidado da obesidade na infância e na adolescência e a promoção de ambientes e hábitos alimentares adequados, com o objetivo de promover o direito a uma alimentação e uma vida mais saudáveis desde a infância.
Estratégia
O Desiderata realiza ações integradas para sensibilizar gestores públicos e influenciar políticas públicas de prevenção e tratamento da obesidade infantil, tais como a produção e disseminação de conhecimento, monitoramento de dados, campanhas de mobilização e ações de advocacy no legislativo e executivo.
Resultados
em Crianças e Adolescentes, em formato totalmente digital. O panorama torna-se uma ferramenta dinâmica e amigável, que utiliza dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), do Ministério da Saúde, e oferece dados sobre o estado nutricional e consumo alimentar de crianças e adolescentes, filtrados por sexo, faixa etária, raça/cor e localidade.