RELATÓRIO ANUAL 2018 DESIDERATA

Redes estratégicas

Redes Estratégicas

Provocar mudanças sociais na área da saúde pública infantojuvenil brasileira é um trabalho que deve ser realizado coletivamente e de forma integrada. O Instituto Desiderata tem o compromisso com a criação e o fortalecimento de parcerias estratégicas unidas por um objetivo comum para a solução de problemas complexos.

Para que ações práticas sejam implementadas em nível local, é necessário unir esforços em compromissos assumidos nacional e internacionalmente, que pautem as políticas nacionais dos países e, consequentemente, influenciem o avanço das ações nas cidades e estados.

NGO Hearing Meeting

Após o segundo ano como full member da União Internacional de Controle do Câncer (UICC), pela primeira vez o Instituto Desiderata participou da “NGO Hearing Meeting” na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, para contribuir com o documento que pautará as prioridades mundiais em relação ao controle de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs). Na mesma ocasião, a diretora executiva do Desiderata também participou de uma reunião na NCDAlliance, com outras 40 organizações mundiais que trabalham com o tema das DCNTs, para discussão do documento base e fez parte de um grupo de organizações brasileiras que se reuniu com a missão brasileira da ONU em Nova Iorque para reforçar a importância da participação do Brasil na Assembleia geral da ONU do ano passado.

Ainda em relação à sua atuação internacional durante 2018 e como membro da UICC, o Desiderata participou do grupo de revisão de Planos Nacionais de Câncer do Mundo para analisar e definir critérios de qualidade; da Cúpula Mundial de Câncer; da Iniciativa Global da ONU para o câncer infantil e do Congresso Mundial de Câncer em Kuala Lumpur, na Malásia, com a apresentação oral de quatro trabalhos; da Toronto Global Cancer Control Conference, no Canadá, assim como se reuniu com pesquisadores canadenses para ampliar o conhecimento sobre saúde global e realizar parcerias estratégicas para a construção de pesquisas focadas em políticas contra o câncer infantil. Ainda em 2018, o Desiderata recebeu Alexandra Nuñez, liderança de controle do câncer da Costa Rica para troca de experiências no âmbito do Programa Leadership in Action, da UICC.

Congresso Mundial de Câncer em Kuala Lumpur, Malásia

Novas parcerias internacionais em 2018:

Logo União Internacional de COntrole do Câncer Logo World Health Organization