RELATÓRIO ANUAL 2018 DESIDERATA

Menina comendo melancia

Obesidade infantojuvenil

Nos últimos 40 anos a obesidade infantojuvenil no mundo aumentou de 1% para 6% em meninas e de 1% para 8% em meninos. A grande maioria (cerca de 70%) dos adolescentes com obesidade manterão essa condição na vida adulta.

O consumo excessivo de açúcar, gorduras saturadas, processados e ultraprocessados, a propaganda de alimentos não saudáveis direcionadas ao público infantojuvenil e a inatividade física são alguns dos fatores que preocupam atualmente organizações nacionais e internacionais quanto ao aumento da obesidade.

Estratégia

Uma a cada três crianças brasileiras estão com obesidade ou com sobrepeso. Considerando a importância do tema e sua configuração como um problema de saúde pública, o Instituto Desiderata amplia sua atuação na área de saúde.

São múltiplos os fatores que influenciam a obesidade - biológicos, ambientais, sociais e culturais – e, por isso, o enfrentamento da doença requer estratégias múltiplas e articuladas tanto do setor governamental quanto de atores não governamentais.

Nesse sentido, as estratégias do Desiderata são: ações de prevenção, organização da rede de tratamento, produção de conhecimento, monitoramento e advocacy.

Além de ser um tema de grande relevância para a saúde da criança, obesidade e câncer integram o grupo de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs). Grupo que está no centro das preocupações dos gestores de saúde no Brasil e no mundo, devido ao alto custo para os sistemas de saúde.

Resultados

ícone livro e lupa

Contratação de um estudo sobre as principais doenças na faixa etária de 1 a 19 anos e envolvimento de conselheiros e especialistas em reunião na SOPERJ – Sociedade Brasileira de Pediatria do Rio de Janeiro, para a definição do novo tema de atuação. A obesidade infantil e de adolescentes foi identificada como um problema de saúde pública, com impactos inclusive na vida adulta.

ícone pessoas

Reuniões com especialistas para entender o cenário da obesidade infantil e de adolescentes: Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, INCA, UERJ- Faculdade de Nutrição, Instituto de Nutrição Annes Dias, ACT, IDEC, Instituto Alana e Instituto Ibirapitanga.

ícone folha de papel

Elaboração do
Plano de Trabalho 2019.