RELATÓRIO ANUAL 2018 DESIDERATA

Menino feliz sentado

Apresentação

Em 2018 completamos 15 anos e tomamos um novo rumo em nossa atuação na saúde infantojuvenil. A partir de um estudo sobre a situação da saúde de crianças e adolescentes no Rio de Janeiro e no Brasil, discussões com especialistas e conselheiros, e toda uma trajetória de trabalho focada em políticas públicas de oncologia pediátrica, elegemos as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) como guarda-chuva mais amplo de atuação. As DCNTs são, hoje, a principal causa de morte no mundo. Desse grande grupo, que engloba o câncer infantojuvenil, escolhemos também a obesidade como doença e fator de risco a ser enfrentado para que as crianças e adolescentes brasileiros estejam entre os mais saudáveis do mundo.

Nossa nova atuação tem impacto direto no posicionamento institucional, fortalecendo nossa identidade em prol da saúde de crianças e adolescentes e introduzindo a prevenção como eixo estratégico, junto ao diagnóstico precoce e o tratamento de qualidade. Na prática, exigiu o início de uma nova organização institucional, com a ampliação da área de saúde, estruturação das áreas de comunicação e de desenvolvimento institucional, além de estudos e ações em obesidade.

O desafio de ampliação se torna ainda maior quando percebemos que novas expertises terão que ser incorporadas, ao mesmo tempo que a área de oncologia pediátrica está a pleno vapor, colhendo resultados de tantos anos de atuação e conquistando novos horizontes. A saúde de crianças e adolescentes é tema complexo, que necessita abordagem intersetorial e multidisciplinar, e demanda priorização por parte dos governos para que avanços possam ser percebidos na prática pelas famílias e profissionais de saúde.

Fortalecer essa agenda em termos globais traz reflexos nas políticas nacionais e avanços em termos locais. Por isto, este ano o Desiderata inaugurou participação ativa em redes estratégicas internacionais, congressos mundiais e reuniões das Nações Unidas, junto a organizações e especialistas capazes de contribuir com o alcance das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Eleito uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2018, o Desiderata reafirma seu compromisso com a transparência e a saúde pública infantojuvenil e une esforços a muitas outras organizações sociais e redes para fortalecer as políticas públicas que garantam às crianças e adolescentes acesso aos seus direitos mais básicos.

Os avanços e novas perspectivas que poderão ser vistos aqui, ressalte-se, são devidos aos esforços coletivos de uma equipe extremamente profissional e comprometida, conselheiros atuantes e muitos profissionais de saúde e parceiros do setor público e privado que nos apoiaram em cada passo dado. Convido a todos a desfrutar as novidades em nosso Relatório Anual, e a desbravar mais sobre nosso trabalho no nosso site institucional.