RELATÓRIO ANUAL 2018 DESIDERATA

Comunicação

A Comunicação é um eixo estratégico e transversal às áreas temáticas do Desiderata, que suporta objetivos institucionais e específicos, em especial: fortalecer e qualificar cada vez mais o relacionamento com os profissionais e gestores da área da saúde e ampliar o conhecimento da organização por parte da sociedade em geral, de forma a pautar a saúde infantojuvenil como tema prioritário nas políticas públicas, além de potencializar as ações de captação de recursos.

O ano de 2018 trouxe reflexões sobre ações e rumos, que culminaram na redefinição de nossa missão e um novo posicionamento institucional para o Desiderata apresentar à sociedade: somos saúde infantojuvenil para além do câncer, atuando em DCNTs e fatores de risco como a obesidade. Com o objetivo de consolidar o papel estratégico da comunicação em nossas ações, iniciou-se a estruturação da área de Comunicação, com a contratação de uma gerente. Para apresentar a nova missão e reforçar a mensagem de “15 anos de saúde infantojuvenil”, foi criado um novo site, logomarca, textos e mensagens para compor novos materiais institucionais, além de campanhas em redes sociais e newsletters, abarcando as áreas de saúde, institucional e captação.

Seguem abaixo algumas das principais ações:

Nova identidade visual

Com o apoio de uma consultoria e envolvimento da equipe e do conselho deliberativo, foram constituídas a nova identidade visual, papelaria e website. Uma tagline trouxe de forma mais clara e objetiva nosso foco e forma de atuação.

Site

Site Desiderata Site Desiderata Site Desiderata
Site Desiderata Site Desiderata
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Campanhas

Filme “O que de verdade importa”

Divulgação em redes sociais, newsletter e imprensa do filme cuja arrecadação foi destinada a sete ONGs brasileiras de hospitais que combatem o câncer infantil (entre elas, o Desiderata). Como pré-estreia, organizamos uma sessão especial de cinema para as crianças em tratamento de hospitais especializados como Inca e Hospital Federal dos Servidores do Estado.

Filme 'O que de verdade importa' Filme 'O que de verdade importa' Filme 'O que de verdade importa'

Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma

Publicação e distribuição de cartazes informativos para todas as unidades de saúde da Atenção Primária do Rio de Janeiro com o objetivo de ampliar o conhecimento dos profissionais de saúde sobre os sinais da doença.

Retinoblastoma Retinoblastoma

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil

Divulgação em redes sociais e newsletter de informações e alertas para sensibilização do público em geral sobre o tema e distribuição de cartazes para 100% dos postos de saúde do Rio de Janeiro, estimulando os profissionais de saúde a identificar que “pensar em câncer infantojuvenil pode salvar muitas vidas”. Para monitorar o cenário do câncer infantojuvenil no Estado e apontar os desafios a serem enfrentados para sua melhoria, nesta data lançamos o Panorama da Oncologia Pediátrica do Rio de Janeiro. A publicação é distribuída de forma impressa e online e contou com a divulgação de informações sequenciais nas redes sociais e através de newsletter.

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil

Dia Internacional do Câncer

Participação na campanha internacional da UICC em redes sociais (“We can, I can”) e newsletter, publicação de artigo de opinião no jornal O Globo e campanha de doação de livros e jogos para os hospitais com ambientes humanizados pelo Desiderata .

Dia Internacional do Câncer Dia Internacional do Câncer Dia Internacional do Câncer

Abrace o Brasil

Campanha de doação realizada em parceria com a Brazil Foundation para arrecadação de recursos destinados à capacitação de profissionais. Divulgação em redes sociais e através de newsletters.

Abrace o Brasil Abrace o Brasil

Dia de Doar

Campanha de incentivo à doação realizada nas redes sociais e newsletter para aumentar a cultura de doação no Brasil.

Dia de Doar Dia de Doar

Imprensa

Na imprensa destacamos ainda a entrevista para o programa Tem Jeito, do SBT, veiculada no dia 22/03/2018.