2022: o ano da esperança

Olá!

O ano de 2021 foi cercado de um sentimento misto: de tristeza, por todas as perdas provocadas pelo segundo ano consecutivo de pandemia, e de esperança, provocada pelo avanço da vacinação que nos permitiu retomar pelo menos uma parte da vida com mais encontros e abraços. Foi neste cenário que completamos 18 anos, consolidando parcerias, ampliando nossas ações e comemorando importantes conquistas para promover infâncias mais saudáveis.  

Para isso, o Desiderata começou a dar seus primeiros e importantes passos rumo a uma atuação nacional, no esforço de tornar o acesso a recursos e políticas de saúde mais igualitário entre as regiões. Ampliamos o nosso olhar ao trabalhar os dados, tão importantes para a implementação de políticas públicas justas e eficazes. Este foi o ano em que publicamos a nossa primeira versão nacional do Panorama da Oncologia Pediátrica e lançamos a versão on-line do Panorama da Obesidade em Crianças e Adolescentes, com dados de todos os municípios brasileiros.  

O enfrentamento do câncer infantil, tema responsável pelo nascimento do Desiderata, passou a ter um novo alcance a partir do nosso 6º Fórum de Oncologia Pediátrica, o primeiro em edição nacional e com o lançamento do guia Unidos pela Cura, um passo a passo para organizar o encaminhamento rápido de crianças com suspeita de câncer para o diagnóstico precoce, variável fundamental para aumentar as chances de cura.  

A capacitação dos profissionais da atenção primária para a identificação dos sinais e sintomas também ganhou novas possibilidades com a nossa nova plataforma de ensino à distância, em parceria com a Jaleko e apoio da Umane e do fundo RJZ. A plataforma também oferece nosso primeiro curso focado na prevenção da obesidade em crianças e adolescentes. Os cursos à distância permitem que alcancemos cada vez mais profissionais, ampliando nossas possibilidades de fortalecimento das políticas voltadas para a promoção da saúde infantil.  

Nesse sentido, 2021 marcou também o início de nossas ações de advocacy no legislativo, incentivando a aprovação do projeto de lei 1662/2019 na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, que estimula a alimentação saudável ao tirar os ultraprocessados de escolas e do alcance das crianças em supermercados e ajudando a conter os preocupantes índices da obesidade no município. No executivo, iniciamos nossa negociação para a implementação de uma linha de cuidado para a obesidade infantil na atenção primária do Rio. A exemplo do Unidos pela Cura, trabalhamos para que essa estratégia se torne um modelo a ser implementado também em outros municípios. 

Encerramos 2021 satisfeitos com os avanços, mesmo em meio à crise provocada pela pandemia, e seguimos para o próximo ano ainda bastante atentos a ela. Mas não podemos parar. Precisamos avançar muito mais na implementação de políticas públicas que garantam a todas as crianças o direito a uma vida saudável, e 2022 será um ano crucial para isso. Seguiremos trabalhando para que o câncer e a obesidade infantil sejam tratados com prioridade e dando importantes passos na direção do nosso sonho de ter as crianças e adolescentes brasileiros entre os mais saudáveis do mundo.  

Continuem com a gente, contamos com você!