Apresentação
O ano de 2019 ficou marcado, especialmente, pelo início de nossa atuação em obesidade infantil, aproximando especialistas, gestores públicos e sociedade civil para discutir e propor soluções de enfrentamento desta epidemia silenciosa em curso no Brasil. Nesse contexto, lançamos o 1º Panorama da Obesidade em Crianças e Adolescentes, que apontou enorme desafio no estado do Rio de Janeiro, onde o número de crianças e adolescentes com obesidade grave dobrou entre 2008 e 2018.
Em oncologia pediátrica, buscamos fazer diferença ampliando o diálogo com especialistas nacionais e internacionais em diversos espaços realizando o 5º Fórum de Oncologia Pediátrica e a primeira reunião nacional sobre a Iniciativa Global do Câncer Infantil da Organização Mundial da Saúde. Desempenhamos, também, papel ativo na qualificação dos registros de câncer, ressaltando que informações de saúde são a base para o planejamento e o controle de doenças. Destaco, nesse campo, o apoio ao Consenso de Toronto no Brasil por esse padrão internacional de estadiamento de tumores pediátricos ser de fundamental importância para o controle do câncer infantojuvenil.
A atuação em temas tão relevantes para a saúde de crianças e adolescentes tem pavimentado o caminho do Desiderata na articulação com o setor público de saúde e toda a sociedade. Pelo segundo ano consecutivo, fomos eleitos uma das 100 Melhores ONGs do Brasil pelo Instituto Doar, confirmando nosso compromisso institucional com a transparência e os resultados que têm contribuído para prevenção, diagnóstico e cuidados tempestivo de crianças e adolescentes.
Junto com uma equipe engajada e comprometida, conselheiros atuantes e parceiros fundamentais para a saúde pública, compartilho a seguir nossas atividades e resultados em 2019.
Boa leitura!
Roberta Costa Marques | Diretora Executiva