O Desiderata está crescendo para abraçar novos desafios

Para que cada vez mais crianças tenham direito a uma vida saudável

Para aqueles que, como nós, acreditam na saúde pública de qualidade e apoiam ações para torná-la cada vez mais eficaz, os últimos dois anos foram muito desafiadores – e 2022 não será diferente. E, por ser um ano eleitoral, será ainda mais intenso. Por outro lado, o entendimento da importância da saúde pública tem se ampliado e criado oportunidades para avançarmos cada vez mais. 

Este será, para nós, um ano de expansão. Estamos nos preparando para levar nossa atuação para outros estados e municípios e conquistar mais parceiros e apoiadores para nosso trabalho, impactando a saúde de um número cada vez maior de crianças.  

Para isso, ampliaremos a oferta de nossos cursos de qualificação à distância, voltados para a identificação os sinais e sintomas do câncer infantil e cuidados da obesidade em crianças e adolescentes. A expectativa é de alcançar mais de 4 mil profissionais no estado do Rio de Janeiro. 

Para que o diagnóstico precoce do câncer se torne uma possibilidade para um número cada vez maior de crianças, ampliando suas chances de cura, vamos levar o Unidos pela Cura, bem-sucedida estratégia de diagnóstico precoce do câncer infantil, para outros estados. A ideia é aprimorar a estratégia, que há mais de 15 anos colhe bons resultados no Rio de Janeiro e replicá-la em outras capitais. Também no sentido de tornar as estratégias voltadas para o controle do câncer infantil cada vez mais nacionais, retomaremos, este ano, as nossas ações para promover a qualificação dos registros de câncer, disseminando a importância da adesão ao Consenso de Toronto, fundamental para padronizarmos as informações de estadiamento.  

Para prevenir e tratar a obesidade infantil, preparamos novas ações de advocacy no legislativo e no executivo, com o intuito de aprovar leis que promovam ambientes alimentares mais saudáveis e a criação de uma linha municipal de cuidado para crianças com obesidade que são atendidas pela rede pública de saúde.  

Todo o nosso trabalho para garantir que o diagnóstico precoce do câncer infantil seja possível para todas as crianças brasileiras e para conter o crescimento da obesidade em crianças e adolescentes, melhorando sua qualidade de vida, não seria possível sem uma equipe extremamente comprometida. Este ano, nós passamos a ser 18 e vamos crescer ainda mais, para entregar os melhores resultados possíveis para promover uma infância e um futuro mais saudáveis para todas as crianças.  

Visite nosso site, conheça nossa equipe e acompanhe nossos projetos!