Desiderata participa de seminário sobre obesidade infantojuvenil em Niterói

Instituto apresentou linha de cuidado feita em parceria com a Saúde do município

Consultor de saúde do Desiderata, Phillipe Rodrigues apresenta a Linha de Cuidado aos profissionais da Atenção Primária de Niterói

O Instituto Desiderata, participou, nesta quarta-feira (31/05), do Seminário Temático da RAS, que teve como tema “Linha de Cuidado em Obesidade Infantojuvenil”. O evento, realizado na Associação Médica Fluminense, em Icaraí, Niterói, contou com a presença de quase cem profissionais da atenção primária da cidade, representando as unidades de atendimento do município.

O seminário teve o objetivo de ampliar o engajamento desses profissionais para a prevenção e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão com excesso de peso e obesidade, ou apresentam risco de apresentar sobrepeso em algum momento. No primeiro semestre de 2022, 36% da população de Niterói de zero a 19 anos apresentava excesso de peso e obesidade, fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento de doenças e problemas de saúde ao longo da vida. O índice é acima da média brasileira, que é de 33,3%, de acordo com dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde (Sisvan).

“Nós começamos, em 2020, a fazer uma discussão com a população, fizemos um plano municipal de saúde participativo, com presença de vários grupos da sociedade, e vimos que uma das situações que precisávamos trabalhar era a da obesidade infantojuvenil. A obesidade, hoje, é uma das questões de saúde que ainda é mascarada, mas traz prejuízos para a vida adulta e é importante que a saúde pública tenha foco nesse assunto”, explica Angélica Duarte, subsecretária de Gestão de Redes de Niterói.

No ano de 2022, a Secretaria de Saúde se juntou ao Instituto Desiderata na criação de um plano de cuidados que pudesse ser padronizado na Atenção Primária de Saúde (APS) e aplicada por todos os profissionais da rede.

Linha de cuidado chega a mais profissionais

Profissional de saúde observa o fluxo da linha de cuidado

Durante o encontro, Phillipe Rodrigues, consultor de saúde do Desiderata, apresentou a “Linha de Cuidado para prevenção e manejo da obesidade infantojuvenil” fruto dessa parceria com a prefeitura de Niterói.  O projeto, lançado no dia 18 de maio, durante o Fórum de Gestão de Redes de Niterói, já havia sido apresentado para gestoras e gestores das unidades de APS, mas, agora, foi a vez de outros representantes dessas unidades conhecerem a linha.

Phillipe explicou o passo a passo do processo, desde a formação do grupo de trabalho que iniciou as discussões sobre o assunto até a formulação de um fluxo de atendimento que envolve profissionais de várias áreas da atenção primária. Além disso, ele destacou os cinco componentes que foram considerados na construção da linha para a prevenção e acompanhamento da obesidade em crianças e adolescentes: alimentação, atividade física, comportamento sedentário, sono e saúde mental. Todos esses tópicos podem ser observados pelos profissionais da saúde, independentemente da formação.

“O seminário concretiza a entrega da linha de cuidado, que foi construída a muitas mãos pelo grupo de trabalho de Niterói do qual o Desiderata faz parte. Essa entrega é bem simbólica, porque foi para os profissionais que estão na ponta e o evento possibilitou o contato direto com esses profissionais, porque são eles que vão materializar os fluxos que foram construídos e as ações de cuidado no território”, conclui Phillipe.