Desiderata lança novo informativo do Unidos pela Cura

Documento traz conquistas dos 16 anos da estratégia de diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil no Rio de Janeiro 

Criado em 2005 para promover o diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes, além de agilizar o encaminhamento de pacientes para o tratamento adequado, o Unidos pela Cura (UPC) tem um histórico de parcerias e atuações de sucesso na cidade do Rio de Janeiro.

Em 2023, essa história encerra um importante capítulo e inicia um novo: o UPC, que contava com um sistema próprio de regulação dos casos suspeitos de câncer infantojuvenil, passa a integrar o Sistema Estadual de Regulação (SER). Dessa forma, a estratégia de promoção do diagnóstico precoce chegará mais facilmente a outros municípios do estado do Rio.

Para marcar a mudança, o Instituto Desiderata lançou um informativo que reúne as principais conquistas do Unidos pela Cura entre os anos de 2007, quando teve início o levantamento de dados, e 2023, ano da mudança no sistema de regulação. 

O compromisso, no entanto, permanece: ampliar o acesso de crianças e adolescentes ao diagnóstico precoce e ao tratamento do câncer em um curto espaço de tempo, aumentando, assim, as chances de cura. 

“Esse boletim do Unidos pela Cura é um marco para nós, do Instituto Desiderata, e para todos que, há 20 anos, com a criação do instituto, assumiram conosco o compromisso com a política de diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil no Rio de Janeiro. A publicação traz as principais conquistas desse trabalho coletivo e reflete o êxito dos esforços empenhados pelos gestores públicos, hospitais especializados e sociedade civil na organização de um fluxo ágil de encaminhamento dos casos suspeitos de câncer infantojuvenil da Atenção Primária aos centros de referência”, afirma Carolina Motta, gerente de Oncologia do Instituto Desiderata.

Destinado principalmente aos profissionais da saúde, o novo documento terá versões impressas, mas já está disponível no site do Desiderata.

Clique aqui para acessar a publicação Unidos pela Cura- Conquistas da estratégia de diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil no Rio de Janeiro