Desiderata apresenta experiência de advocacy sobre o PL 1669/22 em evento em Barbados

Analista de advocacy do Desiderata apresentou estratégias do Instituto para o “PL da infância saudável” em Barbados

Analista de Advocacy do Desiderata, Fabiola Leal se apresentou durante painel no encontro entre entidades caribenhas

O Instituto Desiderata participou, a convite da Healthy Caribbean Coalition (HCC), do evento “Accelerating the removal of ultra-processed products in caribbean schools”, na cidade de Bridgetown, em Barbados, no último dia 04 de julho.

O encontro foi organizado pela HCC, com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e do Global Health Advocacy Incubator (GHAI) e discutiu iniciativas para a aceleração de políticas públicas que regulamentem a disponibilidade e a comercialização de produtos ultraprocessados em ambientes escolares em países do Caribe. O evento reuniu entidades da Healthy Caribbean Coalition, incluindo representantes do governo, da sociedade civil e do meio acadêmico de dez países caribenhos.

Desiderata apresenta experiência do “PL da infância saudável” no Rio

Durante o evento, a analista de advocacy do Desiderata, Fabíola Leal apresentou a experiência e a estratégia do advocacy para a aprovação do Projeto de Lei 1662/2019 no Rio de Janeiro. O “PL da infância saudável” foi aprovado em junho deste ano e transformado na Lei 7.987/23, que proíbe a venda ou oferta de alimentos e bebidas ultraprocessados nas cantinas e nos refeitórios das escolas públicas e privadas do município Rio de Janeiro promovendo uma alimentação adequada e saudável para crianças e adolescentes.

O consumo de ultraprocessados pode levar à obesidade, que é um fator de risco para doenças crônicas, como a diabetes e a hipertensão na infância e na vida adulta. O PL 1662/2019 foi aprovado em primeira votação em agosto de 2021, sofreu pressões de representantes da indústria, teve a votação adiada algumas vezes antes de ser aprovado em segunda votação e sancionado pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, em 2023.

Instituto Desiderata, que trabalha pela prevenção da obesidade e a promoção da alimentação adequada e saudável, acompanhou a tramitação do projeto com ações de advocacy e mobilização da sociedade em favor de sua aprovação.  


Confira alguns registros da apresentação do Desiderata no evento: