Apresentação
Em 2021, em meio a todos os desafios trazidos pelo segundo ano de pandemia, comemoramos 18 anos de trabalho desenvolvendo e fortalecendo políticas públicas de saúde para promover uma vida mais saudável para crianças e adolescentes. Desde a sua criação, o Instituto Desiderata defende este como o melhor caminho para alcançar mais famílias de maneira mais justa e igualitária. Os resultados que alcançamos desde então nos deixam confiantes em dar os primeiros passos para expandir nossa atuação para além do Rio de Janeiro, onde se iniciou a nossa história.
Nosso projeto pioneiro, o Unidos pela Cura, uma estratégia que integra gestores e hospitais do SUS e sociedade civil para promover o diagnóstico precoce do câncer infantil iniciou, este ano, sua jornada para chegar a outros estados. Até 2021, foram mais de 2400 pequenos pacientes atendidos no município do Rio. Nosso objetivo é que esta iniciativa bem-sucedida se propague, para que cada vez mais crianças tenham maiores chances de cura. Um primeiro passo importante nesta direção foi o lançamento do Guia Unidos pela Cura, um manual voltado para gestores de saúde que desejem implantar a estratégia em seus municípios.
O cuidado voltado para o câncer infantil está no DNA do Desiderata e, buscando ampliar ainda mais a troca de conhecimentos sobre o tema, realizamos o 6º Fórum de Oncologia Pediátrica. Em sua primeira versão on-line, o fórum alcançou centenas de participantes de todo o Brasil, consolidando-se como um espaço estratégico para a discussão e proposição sobre o tema em caráter nacional.
O uso de espaços e ferramentas virtuais, acelerados pelo trabalho remoto, demonstrou-se oportuno não apenas para mobilizar especialistas e interessados em nossas temáticas, como também para ampliar nosso trabalho de qualificação de profissionais de saúde da Atenção Primária. A fim de fortalecer o diagnóstico precoce do câncer e a prevenção e o cuidado da obesidade em crianças e adolescentes, lançamos uma plataforma de Ensino à Distância (EAD), oferecendo gratuitamente um curso voltado para cada área de atuação. As informações obtidas a partir das primeiras turmas estão sendo utilizadas para aprimorar a experiência do aluno no curso e expandir seu alcance para outros municípios, seguindo nossa prática de decisões baseadas em evidências.
Em nossa nova frente de atuação, o advocacy no legislativo, conseguimos uma vitória significativa na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, com a aprovação, em primeira votação, de um projeto de lei que implementa medidas para conter os crescentes índices de obesidade infantil no município. As articulações e a campanha promovidas pelo Desiderata a favor do projeto de lei, com envolvimento ativo do conselho, foram fundamentais para promover o debate público em torno do tema. O lançamento do Panorama Online da Obesidade em Crianças e Adolescentes também subsidiou nossa estratégia de disseminação de informações qualificadas com o objetivo de fomentar a construção de novas políticas públicas.
Esses movimentos, entre tantos outros enumerados neste relatório anual, ajudam-nos a consolidarmo-nos como relevante ator no cenário da saúde pública. Em meio às dificuldades impostas pela pandemia, fortalecemos nossa instituição, nossas práticas e os resultados de nosso trabalho, que você pode acompanhar com mais detalhes nas seções seguintes.
Boa leitura!
Mark Essle, Presidente do Conselho Deliberativo
Equipe Desiderata