RELATÓRIO ANUAL 2021 DESIDERATA

PT EN
Crianças soprando bolhas de sabão

Apresentação

18 anos de trabalho desenvolvendo e fortalecendo políticas públicas de saúde para promover uma vida mais saudável para crianças e adolescentes

Em 2021, em meio a todos os desafios trazidos pelo segundo ano de pandemia, comemoramos 18 anos de trabalho desenvolvendo e fortalecendo políticas públicas de saúde para promover uma vida mais saudável para crianças e adolescentes. Desde a sua criação, o Instituto Desiderata defende este como o melhor caminho para alcançar mais famílias de maneira mais justa e igualitária. Os resultados que alcançamos desde então nos deixam confiantes em dar os primeiros passos para expandir nossa atuação para além do Rio de Janeiro, onde se iniciou a nossa história.

Nosso projeto pioneiro, o Unidos pela Cura, uma estratégia que integra gestores e hospitais do SUS e sociedade civil para promover o diagnóstico precoce do câncer infantil iniciou, este ano, sua jornada para chegar a outros estados. Até 2021, foram mais de 2400 pequenos pacientes atendidos no município do Rio. Nosso objetivo é que esta iniciativa bem-sucedida se propague, para que cada vez mais crianças tenham maiores chances de cura. Um primeiro passo importante nesta direção foi o lançamento do Guia Unidos pela Cura, um manual voltado para gestores de saúde que desejem implantar a estratégia em seus municípios.

O cuidado voltado para o câncer infantil está no DNA do Desiderata e, buscando ampliar ainda mais a troca de conhecimentos sobre o tema, realizamos o 6º Fórum de Oncologia Pediátrica. Em sua primeira versão on-line, o fórum alcançou centenas de participantes de todo o Brasil, consolidando-se como um espaço estratégico para a discussão e proposição sobre o tema em caráter nacional.

O uso de espaços e ferramentas virtuais, acelerados pelo trabalho remoto, demonstrou-se oportuno não apenas para mobilizar especialistas e interessados em nossas temáticas, como também para ampliar nosso trabalho de qualificação de profissionais de saúde da Atenção Primária. A fim de fortalecer o diagnóstico precoce do câncer e a prevenção e o cuidado da obesidade em crianças e adolescentes, lançamos uma plataforma de Ensino à Distância (EAD), oferecendo gratuitamente um curso voltado para cada área de atuação. As informações obtidas a partir das primeiras turmas estão sendo utilizadas para aprimorar a experiência do aluno no curso e expandir seu alcance para outros municípios, seguindo nossa prática de decisões baseadas em evidências.

Em nossa nova frente de atuação, o advocacy no legislativo, conseguimos uma vitória significativa na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, com a aprovação, em primeira votação, de um projeto de lei que implementa medidas para conter os crescentes índices de obesidade infantil no município. As articulações e a campanha promovidas pelo Desiderata a favor do projeto de lei, com envolvimento ativo do conselho, foram fundamentais para promover o debate público em torno do tema. O lançamento do Panorama Online da Obesidade em Crianças e Adolescentes também subsidiou nossa estratégia de disseminação de informações qualificadas com o objetivo de fomentar a construção de novas políticas públicas.

Esses movimentos, entre tantos outros enumerados neste relatório anual, ajudam-nos a consolidarmo-nos como relevante ator no cenário da saúde pública. Em meio às dificuldades impostas pela pandemia, fortalecemos nossa instituição, nossas práticas e os resultados de nosso trabalho, que você pode acompanhar com mais detalhes nas seções seguintes.

Boa leitura!
Mark Essle, Presidente do Conselho Deliberativo
Equipe Desiderata

bebe comendo iogurte

Mensagem da Diretoria

Quando, em 2021, o Desiderata completou 18 anos, estava muito claro, para mim, que estávamos encerrando um ciclo e entrando em uma nova fase. O que eu ainda não sabia era que esse ano, tão significativo, também seria o meu último completo no Instituto, de onde saio orgulhosa pelo bonito trabalho que fizemos, juntos.

Foi no Desiderata que aprendi a pensar o investimento social de forma estratégica e me aproximei das políticas públicas de saúde, área que sigo acreditando como melhor caminho para termos um país mais saudável e justo.

Vivi nesta organização 16 anos e meio de muita história, 11 deles como diretora executiva. São anos que se confundem com a história do Desiderata, iniciada com uma equipe com 3 pessoas, e agora passando de 20 membros em um grupo coeso, engajado, competente e muito comprometido, que tanto contribuiu para os resultados alcançados não apenas em 2021, mas ao longo de toda essa trajetória.

Apesar de todos os desafios enfrentados diariamente pela saúde pública, na oncologia, conseguimos, com o Unidos pela Cura, uma redução do tempo de encaminhamento de crianças com suspeita de câncer na Atenção Primária e mais de 4.500 profissionais qualificados para identificar os sinais e sintomas fundamentais para o diagnóstico precoce – agora avançamos em formato EAD para alcançar um número maior de profissionais. Também realizamos 10 projetos de infraestrutura para qualificar o atendimento e o tratamento nos hospitais especializados, além de ganhar relevância nacional, com o Panorama e o Fórum de Oncologia Pediátrica, e internacional, com a União Internacional de Controle do Câncer e a Iniciativa Global do Câncer Infantil.

Sinto o Desiderata pronto para manter sua trajetória de crescimento, preparado para ir para outros estados e se tornando referência nas áreas em que atua

Criada há apenas 3 anos, a área de Obesidade Infantojuvenil já é uma referência, chamando atenção para esse grave problema de saúde pública, com campanhas de comunicação e disseminação de informação qualificada. Seguindo nosso caminho de fortalecimento da saúde pública para gerar impacto positivo sobre as vidas de ainda mais crianças, iniciamos a elaboração de linhas de cuidado para o atendimento adequado da criança e do adolescente com obesidade na rede pública e também na defesa de iniciativas propostas pelo legislativo que ajudem a proteger a alimentação das crianças e promover infâncias mais saudáveis.

Todos esses avanços só foram possíveis porque, também nos últimos anos, ampliamos e diversificamos nossas fontes de financiamento, com apoiadores que têm sido fundamentais tanto para o nosso desenvolvimento quanto para a execução de nossos projetos. Na mesma época, fortalecemos a nossa comunicação, área que tem ganhado importância estratégica para alcançarmos a nossa missão.

Sinto o Desiderata pronto para manter sua trajetória de crescimento, preparado para ir para outros estados e se tornando referência nas áreas em que atua, especialmente no fortalecimento do setor público, fundamental para que consigamos realizar o sonho de ter as crianças brasileiras entre as mais saudáveis do mundo.

Neste primeiro semestre de 2022, quando fechamos este relatório, registro aqui minha transição profissional com enorme gratidão e realização por ter feito parte dessa organização tão fundamental para a saúde infantil, e desejando sucesso à nova diretora, Renata Couto, e à equipe. Voos cada vez mais altos ao Desiderata!

Roberta Costa Marques,
Diretora Executiva

Sobre o Desiderata

O Instituto Desiderata é uma OSCIP fundada, há 18 anos, no Rio de Janeiro, com o objetivo de promover uma vida mais saudável para crianças e adolescentes por meio do diagnóstico precoce e melhoria do tratamento do câncer e da prevenção da obesidade infantojuvenis.

Promovemos soluções integradas para o fortalecimento da saúde pública infantil, englobando ações de advocacy no legislativo e executivo, campanhas de sensibilização, capacitação de profissionais de saúde da Atenção Primária, humanização do tratamento em hospitais públicos, ações de mobilização, articulação e parcerias com os setores público e privado e a sociedade civil.

Nossa missão

Promover soluções que garantam prevenção, diagnóstico e cuidado tempestivos para a saúde de crianças e adolescentes.

Nosso sonho

Crianças e adolescentes brasileiros entre os mais saudáveis do mundo.

ODS 2 ODS 3 ODS 10 ODS 17
menina sorrindo

Desenvolvimento Institucional

Parcerias

...acreditam na saúde pública como um princípio básico para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

O Instituto Desiderata recebe doações de pessoas físicas e jurídicas que acreditam na saúde pública como um princípio básico para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Nossas parcerias abrangem o apoio financeiro, técnico e de prestação de serviços feito por pessoas físicas, fundações e empresas.

Em 2021, damos destaque para o Projeto de Ensino à Distância (EAD), fruto de parceria e investimento da Umane e do Fundo RJZ, que não só viabilizou a continuidade das nossas ações de formação de profissionais de saúde no contexto de pandemia, como também expandiu as possibilidades de alcance dos nossos cursos de qualificação para, inicialmente, todos municípios do estado do Rio de Janeiro e, futuramente, para o todo Brasil.

Além do desenvolvimento de uma plataforma EAD em parceria com a Jaleko, o Instituto Desiderata recebeu apoio técnico de especialistas do Ministério da Saúde, Instituto Nacional do Câncer (INCA), da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), do Centro de Recuperação e Educação Nutricional de São Paulo (CREN) e das secretarias estadual e municipal do Rio de Janeiro para a formulação de dois cursos: (1) Diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e (2) Cuidados relacionados à obesidade infantil.

Esses projetos evidenciam a importância e potencialidade do trabalho em parceria realizado pelo Desiderata.

Ambos os cursos foram pactuados nas instâncias deliberativas do SUS, a saber: Comissão Integração Ensino e Serviço da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Assembleia dos Secretários Municipais de Saúde e Comissão Intergestores Bipartite – CIB/RJ. Essa pactuação permitiu a abertura de vagas para todas as Secretarias Municipais de Saúde dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro.

O projeto para aprovação de leis que previnam a obesidade infantil no município do Rio de Janeiro também merece destaque. Com o apoio do Global Health Advocacy Incubator (GHAI) e Umane, o Desiderata iniciou suas ações de advocacy no legislativo em 2021, compreendendo que, para reduzir os números de obesidade infantil, é necessário a regulação de ambientes alimentares mais frequentados por crianças, com foco primordial nas cantinas escolares. Muito obrigada a todos os nossos parceiros!

Parceiros financeiros:

Parceiros em serviços:

SAIBA COMO CONTRIBUIR EM DOE.DESIDERATA.ORG.BR link externo
crianças comendo

Comunicação Institucional

A Comunicação é um eixo estratégico do Instituto Desiderata, e suas ações estão interligadas às das demais áreas do instituto. Criamos conteúdos e ações com o objetivo de tornar a saúde infantojuvenil um tema prioritário na discussão e no estabelecimento de políticas públicas. A área também é responsável por fortalecer o relacionamento com os parceiros da área de saúde e tornar a organização mais conhecida pelo público em geral e possíveis apoiadores, além de potencializar das ações de captação de recursos.

Em 2021, nossa atuação voltada para a aprovação da lei 1662/19 no município do Rio trouxe visibilidade para a agenda da Obesidade e ajudou a projetar a imagem do Desiderata como um importante ator no tema, sendo reconhecido como referência no debate sobre a saúde pública infantil.

Presença nas redes sociais

ilustração Crescimento nas redes:

9,9%
82,1%
94,5%
post de rede socialpost de rede socialpost de rede socialpost de rede socialpost de rede socialpost de rede socialpost de rede social
crianças sorrindo

Demonstrações Financeiras ver pdf

Receitas

Receitas

Despesas

Despesas

Quem fez essa história

Diretoria Executiva

Roberta Costa Marques

Área de Saúde

Carolina Motta | Gestora de Projetos de Saúde | Oncologia

Lucas Sanches | Gestor de Projetos de Saúde | Obesidade (até 01 de julho de 2021)

Raphael Barreto | Gestor de Projetos de Saúde | Obesidade (a partir de 19 de julho de 2021)

Elisa Mendonça | Analista de Saúde | Obesidade

Claudia Bezerra | Coordenadora de Projetos | Oncologia

Fabíola Leal | Consultora Advocacy

Michele Costa | Consultora de Dados de Saúde

Camila Nóbrega | Consultora do Projeto Ensino à Distância

Ísis Botelho | Consultora do Projeto Ensino à Distância

Área de Comunicação

Anna Carolina Cardoso | Gerente

Igor Simões | Assistente de Comunicação

Área de Desenvolvimento Institucional

Luiza Rudge | Gerente

Lana Bauab | Consultora de Captação de Recursos

Área Administrativo-Financeira

Natália Carcione | Gerente (até 11 de agosto de 2021)

Vanessa Dalcanal | Gerente (de 06 de julho a 28 de novembro de 2021)

Carolina Miranda Dorneles (a partir de 20 de dezembro de 2021)

Thaís Melo | Assistente Administrativa

Conselho Deliberativo

Mark Essle | Presidente

Guilherme Frering

Antonia Frering

Arminio Fraga

Gabriela Paranhos

Germana Lyra Bähr

Guilherme Teixeira Azevedo

Maria Auxiliadora Gomes

Miguel Lago

Conselho Consultivo

Beatriz Cardoso

Heloisa Helena Oliveira

Luciano Huck

Paula Guedes

Rafael Gomes Martinez

Rodrigo Capistrano

Sergio Bermudes

Wanda Engel

Conselho Fiscal

Eduardo Poggi

Maria Fernanda Dias de Carvalho

Miguel Ramos de Carvalho

Conselho Consultivo

Beatriz Cardoso

Heloisa Helena Oliveira

Luciano Huck

Paula Guedes

Rafael Gomes Martinez

Rodrigo Capistrano

Sergio Bermudes

Wanda Engel

Conselho Fiscal

Eduardo Poggi

Maria Fernanda Dias de Carvalho

Miguel Ramos de Carvalho