Relatório Anual 2019 Desiderata

EN
Menina com banana

Obesidade Infantojuvenil

A obesidade infantil é um problema de saúde pública em todo o mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que o problema é global e afeta países de baixa e média renda, em especial nas áreas urbanas. O número de crianças com menos de cinco anos e acima do peso foi estimado em 158 milhões, em todo o mundo, em 2020. Em 2018, segundo os dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), 3 em cada 10 crianças de 5 a 9 anos atendidas no Sistema Único de Saúde estão acima do peso. A obesidade é fator de risco para diversas doenças crônicas não transmissíveis como o câncer, além de causar diversas complicações durante o desenvolvimento – como disfunções endócrinas, bullying, depressão – e de gerar altos custos hospitalares, tanto relacionados à obesidade infantil em si, quanto a outras doenças que crianças com obesidade manifestem.

ESTRATÉGIA

Para enfrentar esse problema de saúde pública, o Desiderata realiza diversas ações integradas para sensibilizar gestores públicos e influenciar políticas públicas de prevenção e tratamento da obesidade infantil, tais como a produção e disseminação de conhecimento, monitoramento de dados e mobilização para o tema e Advocacy.

RESULTADOS

Mobilização para o tema obesidade infantil:
Café com Ideias

Encontro que reuniu 35 especialistas acadêmicos, profissionais de saúde, gestores públicos e do terceiro setor para debater legislação, ambientes alimentares, linha de cuidado e ações de promoção da saúde.

I Seminário Panorama da Obesidade Infantil

Realizado no Museu do Amanhã, reuniu cerca de 40 profissionais e gestores representantes do Ministério da Saúde, Estado e Município do Rio de Janeiro. Os especialistas debateram diversas causas, ações e estratégias de enfrentamento do problema atividade física, pediatria, alimentação infantil, vulnerabilidade social, leis e políticas públicas.

II Congresso Carioca de Atenção Primária à Saúde

Oficina “Reflexões sobre o fluxo da criança e do adolescente com sobrepeso e obesidade na rede de Atenção Primária do Município do Rio de Janeiro” no II Congresso Carioca de Atenção Primária à Saúde.

V Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (V ENACS)

Realização de roda de debate sobre a divulgação do Panorama da Obesidade em Crianças e Adolescentes no XV Encontro Nacional de Aleitamento Materno (XV ENAM) e do V Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (V ENACS).

Oficina “Você conhece o que você come?”

Realização da Oficina “Você conhece o que você come?” para crianças e adolescentes no Dia das Crianças, em parceria com a Livraria da Travessa.

Animação sobre obesidade infantil

Produção de animação sobre obesidade infantil
Animação Obesidade Infantojuvenil

Monitoramento de dados:
1o Panorama da Obesidade em Crianças e Adolescentes no Rio de Janeiro

Elaboração e divulgação do 1o Panorama da Obesidade em Crianças e Adolescentes no Rio de Janeiro, que reúne informações que ajudam a entender o cenário da obesidade infantil no estado do Rio de Janeiro e os desafios e as oportunidades para o seu controle. Acesse o panorama.

Participação na formulação de políticas de enfrentamento à obesidade infantil:
“Ações de controle e enfrentamento da obesidade no estado do Rio de Janeiro: Pesquisa, formação, monitoramento e difusão”

Ingresso como colaborador do projeto de pesquisa e capacitação de profissionais “Ações de controle e enfrentamento da obesidade no estado do Rio de Janeiro: Pesquisa, formação, monitoramento e difusão”, que está sendo realizado por UERJ, UFF, UFRJ e Unirio, Secretarias de Saúde do Estado e dos municípios do Rio de Janeiro, Caxias e Mesquita.

II Encontro Regional sobre Ações de Prevenção da Obesidade Infantil

Participação no II Encontro Regional sobre Ações de Prevenção da Obesidade Infantil no âmbito da Década de Ação das Nações Unidas para Nutrição que discutiu o plano de enfrentamento à obesidade na região da Américas da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS).

Oficina de Trabalho de Prevenção e Controle da Obesidade Infantil

Participação na Oficina de Trabalho de Prevenção e Controle da Obesidade Infantil realizada no Ministério da Saúde para construir indicadores e metas para o programa que será lançado em 2020 para que municípios e estados reforcem e implementem mais ações nesse sentido.

World Obesity Federation

Participação de reunião latino-americana da World Obesity Federation para a construção de uma declaração mundial de enfrentamento à obesidade.

Advocacy no legislativo em parceria com membros da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável e outras organizações:
Projeto de Lei estadual no 4335/2018

Parecer para o Projeto de Lei estadual No 4335/2018 “Programa de Melhoria da qualidade da Alimentação Escolar no Estado do Rio de Janeiro” que propõe alterações para melhoria do Programa de Alimentação Escolar.

Projeto de Lei no 1755/2017

Participação em ações de incidência na Câmara de Deputados em Brasília para pressionar os parlamentares a colocar em votação o Projeto de Lei no 1755/2017, que prevê a proibição da venda de refrigerantes em escolas de educação básica.

Projeto de Lei municipal no 1662/2019

Articulação para elaboração e tramitação do Projeto de Lei municipal no 1662/2019, que “institui Ações de Combate à Obesidade Infantil” no Rio de Janeiro, liderado pelo Instituto de Estudos para Políticas de Saúde - IEPS.

Consulta pública realizada pela ANVISA

Viabilizamos a ação de rua “Tenda da Rotulagem”, para recolher contribuições para consulta pública realizada pela ANVISA sobre a rotulagem frontal de alimentos ultraprocessados. A ação realizada na região portuária do Rio de Janeiro rendeu 300 contribuições.

Redes estratégicas

A obesidade infantil é um problema de saúde pública e com causas multifatoriais, e, portanto, o seu enfrentamento depende de ações coletivas e integradas de longo prazo. Para isso, o Desiderata entende ser fundamental se associar a grupos nacionais e internacionais que possam potencializar o impacto de suas ações, tais como:

AAAS

Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável

  • Organização que reúne profissionais, associações e movimentos sociais dedicados à promoção e proteção de práticas alimentares adequadas e saudáveis. O objetivo do grupo é incentivar o avanço de políticas públicas que garantam a segurança alimentar e nutricional para a população.
NCD

NCD Alliance

  • Organização que reúne mais de 2.000 organizações que atuam com doenças não-transmissíveis no mundo, dentre elas o câncer e a obesidade.
NCD

Instituto de Estudos para Políticas de Saúde

  • O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde é uma organização independente e sem fins lucrativos com o objetivo de contribuir para o aprimoramento das políticas públicas de saúde no Brasil.