Desiderata faz formação sobre diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil para primeira turma em Pernambuco

Curso voltado para profissionais da Atenção Primária à Saúde e das UPAs foi lançado em setembro

A aula inaugural do “Curso para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil em Pernambuco: da suspeição aos centros de referência” foi realizada, nesta quarta-feira (16/10), no Instituto Federal do Agreste, no município de Vitória de Santo Antão. Nesta primeira turma, estiveram presentes 148 profissionais da saúde de nível médio e superior.

“Estamos muito felizes com a chegada desse curso, porque vai dar muita capacidade de resolutividade, já que a gente vai estar junto, município e estado, e unido para conseguir diagnosticar quanto antes o câncer infantil e chegar à cura, que é que a gente mais deseja para a nossa população”, afirmou a agente comunitária Fabiana, que trabalha em Vitória de Santo Antão.

A oncologista pediátrica Sandra Araújo e as enfermeiras Mariana Sena e Domitila Almeida conduziram o curso, que tem o objetivo de ampliar o olhar dos profissionais de saúde para os sinais e sintomas do câncer, porque eles podem se confundir com os de outras doenças comuns na infância e na adolescência. O diagnóstico precoce é fundamental para que o tratamento adequado seja iniciado rapidamente, aumentando as chances de cura. Por isso, além de profissionais atentos, é importante ter um fluxo de atendimento bem definido para os casos suspeitos de câncer infantojuvenil.

“É um prazer imenso sermos o primeiro município da rede estadual a receber este curso. A rede de Vitória Santo Antão tem buscado cada dia mais se preparar, se qualificar para garantir o acesso aos nossos usuários e, a partir desse acesso, conseguir organizar a nossa rede de atenção à saúde para dar aos moradores do município a possibilidade de continuidade do cuidado, de cura e de qualidade de vida”, celebrou Victor Arruda, diretor da Regulação de Saúde do município de Vitória de Santo Antão.

Curso de diagnóstico precoce aborda temas como tipos de câncer e sinais e sintomas da doença.

A formação, lançada no final de setembro, faz parte da estratégia de diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil que vem sendo implementada em Pernambuco pelo Instituto Desiderata com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), St Jude Children’s Research Hospital, Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco e outras 13 organizações.

Em um primeiro momento, o curso será voltado para 588 profissionais da Gerência Regional de Saúde (GERES I), que abrange a Região Metropolitana de Recife. Posteriormente, chegará a outras regionais.

“Estamos contribuindo para o aperfeiçoamento profissional de agentes públicos da atenção primária e das urgências e emergenciais do SUS em Pernambuco. É apenas o início de uma caravana que percorrerá todas as regiões do estado. Nossa meta será formar ao menos 2100 profissionais de saúde até 2026”, destacou Andressa Alves, analista de Saúde do Instituto Desiderata em Pernambuco.

Primeira turma do curso de diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil realiza dinâmica durante a formação.

Veja outras imagens da primeira turma de Pernambuco: