Desiderata apoia hospitais pediátricos no combate ao coronavírus

Hospitais de referência no tratamento do câncer infantil receberam doações de EPI

O Instituto Desiderata, com o apoio de alguns dos seus doadores, arrecadou mais de R$ 146 mil para comprar EPIs (equipamentos de proteção individual) para hospitais públicos voltados ao atendimento pediátrico no Rio de Janeiro, todos referência no diagnóstico ou no tratamento do câncer infantil e parceiros do instituto.

Em meio à situação de emergência desencadeada pela atual pandemia, foi identificado que essas unidades não poderiam ser priorizadas na estratégia de combate ao covid-19, por não estarem entre as unidades designadas para o atendimento de casos do coronavírus. Ainda assim, considerando que atendem a um público particularmente vulnerável à doença, nos mobilizamos para apoiá-las na aquisição de materiais proteção que garantam que seus profissionais trabalhem em segurança e protejam ainda mais os pacientes. 

“Embora as crianças, em geral, não façam parte do grupo de risco, crianças com doenças crônicas fazem e, por isso, é importante continuar fortalecendo os hospitais que fazem esse atendimento e garantir que eles estejam preparados para enfrentar essa crise”, ressalta a diretora executiva do Instituto Desiderata, Roberta Costa Marques.   Ao todo, 7.635 máscaras N95 e mil protetores faciais (face shields) foram adquiridas e serão enviadas para Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, Hospital Federal dos Servidores do Estado, Hospital Federal da Lagoa, Hospital Municipal Jesus, INCA (setor pediátrico), Hemorio e Hospital da Criança. As quantidades enviadas seguiram as solicitações dos próprios hospitais para um período equivalente a um mês. Esta semana, já foram feitas as primeiras entregas.

“Ficamos muito agradecidos pela doação dos EPIs, muito importantes para garantir a segurança dos profissionais – médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, toda a equipe que está na linha de frente do hospital. Com a ajuda do terceiro setor e de todos, eu tenho certeza que a gente vai conseguir vencer esta epidemia”, diz Ariane Molinaro, diretora do Hospital Municipal Jesus, parceiro do Instituto Desiderata e integrante do Unidos Pela Cura. 

Ao longo deste período desafiador, o Instituto Desiderata segue identificando problemas e buscando soluções para que o melhor atendimento possível seja garantido a crianças e adolescentes do Rio de Janeiro. 

Você também pode apoiar nosso trabalho fazendo uma doação.