5º Fórum de Oncologia Pediátrica destaca importância de ações coletivas

Participantes reforçaram a necessidade de ações construídas em rede e apoiadas por sistemas de informação padronizados

O 5º Fórum de Oncologia Pediátrica (FOP), reafirmou seu protagonismo como espaço de debate e de construção de propostas para a melhoria da rede pública de atenção à saúde da criança e do adolescente com câncer. Realizado pelo Instituto Desiderata, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, na sede da Firjan, no Rio de Janeiro, o encontro contou com 5 palestrantes internacionais, 54 palestrantes nacionais, 4 grupos de trabalho e 8 oficinas. Esta edição teve a coordenação científica da oncologista pediátrica e pesquisadora do INCA Beatriz de Camargo.

Integração e trabalho coletivo – é assim que participantes de diversos setores e níveis de atenção envolvidos no fórum entendem que seja possível construir um caminho melhor para o enfrentamento do câncer infantojuvenil. Ações construídas em rede e apoiadas por sistemas de informação confiáveis foram apontadas, em vários espaços de discussão, como imprescindíveis para a obtenção de melhores resultados. “Embora pareçam simples, essas ações representam a inovação que o câncer infantil precisa para que melhores resultados sejam alcançados para todas as crianças em todos os lugares”, diz Laurenice Pires, Gerente de Saúde do Desiderata.

A partir do Fórum, como nas edições anteriores, será produzida uma Carta de Recomendações, com propostas para a rede de cuidados do câncer infantojuvenil. O documento será encaminhado a gestores de saúde, representantes de universidades e organizações não governamentais. Os resultados obtidos a partir da edição anterior da Carta de Recomendações e a elaboração ou revisão de propostas foram debatidos em grupos de trabalho temáticos durante o evento.

Como resultado dessa edição, será elaborada também uma carta solicitando, ao Ministério de Saúde, a adesão do Brasil à iniciativa de combate ao câncer infantil da Organização Mundial de Saúde. A mobilização surgiu em uma reunião sobre a Iniciativa Global, que tem o objetivo de alcançar um índice mundial de 60% de cura do câncer infanto-juvenil e foi apresentada por uma das maiores referências internacionais em câncer infanto-juvenil, dr. Carlos Rodriguez Galindo, diretor do St. Jude Global. 

Acesse o site para saber mais sobre o FOP. Siga também o perfil do evento nas redes sociais: @fopoficial.