Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil

O curso qualifica os profissionais da Atenção Primária à Saúde para a identificação dos principais sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes e o encaminhamento para investigação em tempo oportuno.

O que você aprenderá:

Políticas públicas de saúde relacionadas ao câncer infantojuvenil

Papel da Atenção Primária à Saúde na detecção precoce e no cuidado contínuo às crianças e adolescentes com câncer

Principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil

Cuidados gerais e de suporte para prevenção de complicações

Sistema de referência e contrarreferência na assistência à saúde das crianças e adolescentes com câncer

Cuidados paliativos e comunicação de notícias difíceis


Este curso inclui:

Aulas ministradas por especialistas com vivência prática no SUS

Mapas mentais e resumos para fixação dos conteúdos

Artigos científicos

Atividades para avaliação de aprendizagem

Acesso no dispositivo móvel e na TV

Certificado de conclusão

Cursos validados pelo Ministério da Saúde

Os profissionais de saúde que já participaram da formação atribuíram nota 9,6 de 10 aos nossos cursos

+3 mil

de profissionais de saúde recomendam nossos cursos

Descrição do curso

Nosso curso de Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil é projetado para profissionais de saúde que desejam aprimorar suas habilidades de suspeição do câncer em crianças e adolescentes e encaminhamento ágil para os centros especializados.

Com enfoque na Atenção Primária à Saúde, o curso permeia temas essenciais para a detecção precoce do câncer infantojuvenil, como sinais e sintomas, e sistema de referência e contrarreferência no SUS. Também são apresentadas as principais políticas públicas e cuidados contínuos às crianças e adolescentes com câncer, bem como outros aspectos fundamentais para a garantia de sua qualidade de vida.

A ideia é proporcionar uma experiência de aprendizado abrangente e com autonomia. Para isso, o curso tem formato autoinstrucional e conta com uma carga horária de 15 horas, distribuídas em sete módulos. Todas as aulas são ministradas por especialistas com vivência prática no SUS.

Ao final do curso, os profissionais estarão melhor preparados para desempenhar um papel ativo no diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, contribuindo para aumentar as chances de cura e garantir qualidade de vida para crianças e adolescentes.

Minicurrículos dos docentes:

Ana Lucia Reis de Mello

Graduada em Medicina pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques. Especialista em Doenças Infecciosas e Parasitárias e Mestre em Medicina pelo Departamento de Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ. Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde e Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ). Experiência docente, como Orientadora de Aprendizagem do Curso de Especialização em Gestão de Redes de Atenção à Saúde e Preceptora do Curso de Especialização em Saúde da Família. Esteve como Gerente da Área Técnica do Câncer de abril 2018 até janeiro de 2021.

Ana Paula Menezes Bragança dos Santos

Graduada em Serviço Social pela Universidade Veiga de Almeida. Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Pós-Graduada em Mediação de Conflitos com Ênfase em Família pela Universidade Cândido Mendes. Membro da Rede Nacional de Tanatologia. Membro do Comitê Científico da Associação Brasileira de Apoio aos Pacientes de Câncer (ABRAPAC). Pesquisadora colaboradora do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Social (ENSP/Fiocruz) desde 2011, onde atua na coordenação do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cuidados Paliativos.

Arissa Ikeda

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Oncologia Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica. Mestre e Doutora em Oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer. Médica dos serviços de Oncologia Pediátrica do Instituto Nacional de Câncer e do Hospital dos Servidores do Estado. Coordenadora do Programa de Residência Médica em Oncologia Pediátrica do Instituto Nacional de Câncer. Atua principalmente nos seguintes temas: Retinoblastoma, Sarcoma de Ewing/Pnet, Tumores do Sistema Nervoso Central, Metástase e Gene RB1.

César Luiz Silva Junior

Cirurgião-Dentista graduado pela Universidade Federal Fluminense. Doutorando em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ). Mestre em Saúde Coletiva e Especialista em Gestão em Saúde Pública pela Universidade Federal Fluminense. Cursou Residência Multiprofissional em Saúde da Família na ENSP/FIOCRUZ. Possui experiência em gestão e assistência no SUS.

Sima Ferman

Médica Oncologista Pediátrica, graduada em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Residência Médica em Hematologia e Oncologia Pediátrica no Hospital dos Servidores do Estado. Doutora em ciências, área de concentração Pediatria pela Universidade de São Paulo. Especialista em Cancerologia Pediátrica pela Associação Médica Brasileira de Cancerologia e Sociedade Brasileira de Pediatria. Chefe do Serviço de Oncologia Pediátrica do Instituto Nacional do Câncer desde 1995. Também trabalhou no Serviço de Oncohematologia do Hospital dos Servidores do Estado, no Centro Nacional de Transplante de Medula Óssea e estagiou no St Jude Children´s Research Hospital. Coordenadora Científica do programa de Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil “Unidos pela Cura vai ao PSF”, em 2010.

Marilia Fornaciari Grabois

Graduada em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Epidemiologia em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ). Possui título de especialista em Cancerologia e Cancerologia Pediátrica. Integra o Grupo de Redes e Informação em Saúde (GREI-Saúde/FIOCRUZ). Atualmente é médica da Seção de Oncologia Pediátrica do Instituto Nacional do Câncer. Atua principalmente nos seguintes temas: Tumores Sólidos e Epidemiologia do Câncer.

Nathalia Grigorovski

Graduada em medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Residência em Pediatria no Hospital Universitário Pedro Ernesto e Residência em Oncologia Pediátrica no Instituto Nacional do Câncer. Mestrado em Oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer. Especialização em Pesquisa Clínica no Laboratório de Genética e Especialização em Transplante de Medula Óssea pelo Instituto Nacional do Câncer. Trabalha como Oncologista Pediátrica do Instituto Nacional do Câncer desde 2006. Atua principalmente nos seguintes temas: retinoblastoma e quimioterapia intra-arterial; seguimento a longo prazo e sobrevivência.

Samhira Vieira Franco de Souza

Enfermeira assistencial do CTI Pediátrico do Instituto Nacional do Câncer. Docente de Enfermagem das áreas de Oncologia Pediátrica e Terapia Intensiva Pediátrica/Neonatal e de nível técnico profissionalizante em saúde. Mestra em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Doutoranda em Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro, na linha de pesquisa Gestão do Cuidado de Saúde e de Enfermagem na Atenção Oncológica.

Clarice Gerbassi

Graduação em medicina pela Universidade Federal Fluminense. Residência em Pediatria no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle/UNIRIO. Residência em Alergia e Imunologia no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira/UFRJ. Coordenadora da Central Unificada de Regulação do RJ (REUNI-RJ).

Marcia Cristina Lemos dos Santos

Graduação em medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Residência em Medicina de Família e Comunidade pela Secretaria Municipal de Saúde de Sobral/CE. Mestrado em Atenção Primária à Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com tema “Cuidados Paliativos na Atenção Primária”. Preceptora da Residência de Medicina de Família e Comunidade no município do Rio de Janeiro de 2013 a 2022; e, atualmente, coordenadora do programa.

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