Cuidados Relacionados à Obesidade em Crianças e Adolescentes

Matricule-se em nosso curso que explora as repercussões da obesidade infantojuvenil sobre a saúde, destacando a importância do cuidado sob uma abordagem integral.

O que você aprenderá:

Ampliar conceitos sobre obesidade infantojuvenil

Políticas públicas e programas voltados ao cuidado da obesidade infantojuvenil

Importância e aplicabilidade do SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional)

Ações de VAN (Vigilância Alimentar e Nutricional)

Estigma de peso na infância e na adolescência e seus efeitos na saúde

Ações para prevenção, proteção, diagnóstico, monitoramento e tratamento de crianças e adolescentes com excesso de peso, no âmbito da APS


Este curso inclui:

Conteúdo alinhado às práticas do SUS e da APS

Metodologia ativa que promove aprendizagem mais interativa

Atividades que articulam a teoria e prática

Artigos científicos

Acesso no dispositivo móvel e na TV

Certificado de conclusão

Cursos validados pelo Ministério da Saúde

Os profissionais de saúde que já participaram da formação atribuíram nota 9,6 de 10 aos nossos cursos

+3 mil

de profissionais de saúde recomendam nossos cursos

No curso, nós discutimos a obesidade infantil e a importância de pensar a obesidade desde a gestação, a importância da amamentação, a introdução dos alimentos saudáveis, vários temas que nos ajudam a orientar os pais e mães de pacientes.

Beatriz – Enfermeira

Descrição do curso

O Curso Cuidados Relacionados à Obesidade em Crianças e Adolescentes busca sensibilizar os profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS), abordando a complexidade do excesso de peso nessa faixa etária.

O enfoque é no cuidado integral, explorando temas como a conceituação da obesidade, o estigma em relação ao peso associado a crianças e adolescentes, e as políticas e estratégias relacionadas ao cuidado multiprofissional, incluindo a Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN).

Para isso, ele conta com uma carga horária de 10 horas, distribuídas em uma abordagem pedagógica que prioriza metodologias ativas, tornando os participantes protagonistas do processo de aprendizado.

O curso oferece uma dinâmica interativa de aprendizagem, utilizando ferramentas como atividades reflexivas, mapas mentais, estudos de caso, videoaulas, evidências científicas e quizzes. Contamos com professores especialistas e parcerias institucionais, incluindo Ministério da Saúde (MS),  Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN-SP), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) e Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ).

Você também pode se interessar por