Obesidade Infantojuvenil

Por que trabalhamos para prevenir a obesidade em crianças e adolescentes?

1 em cada 3

crianças estão com sobrepeso ou obesidade no Brasil

Fonte: Brasil – Ministério da
Saúde, 2019

340 milhões

de crianças e adolescentes de 5 a 19 anos apresentam sobrepeso ou obesidade

Fonte: OMS, 2021

5ª posição

no ranking de países com o maior número de crianças e adolescentes com obesidade em 2030.

Fonte: Global Atlas on Childhood Obesity, 2019

A obesidade é uma condição complexa, causada por múltiplos fatores e caracterizada pelo excesso de gordura corporal, que pode provocar prejuízo à saúde. Em crianças e adolescentes, a obesidade aumenta o risco precoce de doenças crônicas, como o diabetes tipo 2, doenças cardiorrespiratórias, entre outras.

Mais de quatro milhões de crianças com menos de 5 anos na América Latina e no Caribe apresentam sobrepeso, conforme indicado por um recente relatório do Unicef, agência da ONU dedicada à proteção da infância e adolescência. No Brasil, cerca de 10,3% das crianças menores de 5 anos estão com excesso de peso, de acordo com dados de 2022. No grupo etário de 5 a 19 anos, a porcentagem atinge 28%, superando a média global em ambos os casos.

Uma alimentação saudável possui papel fundamental no crescimento e desenvolvimento biopsicossocial, na aprendizagem, no rendimento escolar e na formação de hábitos alimentares saudáveis. É, também, comprovado cientificamente que fatores relacionados ao ambiente físico e social, além das condições econômicas interferem nas escolhas alimentares das crianças, o que muitas vezes traz consequências negativas para sua saúde.

O consumo excessivo de ultraprocessados, o marketing de alimentos não saudáveis direcionadas ao público infantojuvenil, atividade física insuficiente e aumento de tempo sedentário são alguns dos fatores que preocupam atualmente organizações nacionais e internacionais quanto ao aumento dos índices de obesidade em todas as faixas etárias e, em especial, na infância.

Schoolboy holding plate of lunch in school cafeteria

Em 2019, ampliamos nosso compromisso com a saúde infantojuvenil, expandindo nossa atuação para a prevenção e o cuidado da obesidade em crianças e adolescentes.

Desde então, o Instituto Desiderata vem promovendo diversas ações integradas para sensibilizar gestores públicos e influenciar políticas públicas de prevenção e cuidado da obesidade infantojuvenil. Produzimos e disseminamos informação qualificada, monitoramos dados, mobilizamos a sociedade e fazemos incidência política para a aprovação de leis que promovam ambientes alimentares e alimentação adequada e saudável para crianças e adolescentes.

A garantia de infâncias mais saudáveis depende de ambientes alimentares mais saudáveis!

Como você pode nos apoiar a prevenir a obesidade em crianças e adolescentes?

Apoie o Desiderata e ajude a promover infâncias mais saudáveis para crianças e adolescentes brasileiros.