O tempo é aliado para o cuidado e cura do câncer infantojuvenil

Instituto Desiderata lança campanha no Setembro Dourado reforçando a importância do diagnóstico precoce  

Todos os anos, o Desiderata faz uma mobilização pelo Setembro Dourado, um movimento global criado com o objetivo de chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Dessa vez, a campanha do instituto tem como tema “O Tempo é a Chave”. 

Sabemos que muitas pessoas evitam falar sobre o câncer quando não têm um caso na família ou entre conhecidos, no entanto, ele ainda é a primeira causa de morte por doenças em crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. 

Por isso, o Desiderata está sempre trabalhando para aumentar o acesso às informações corretas sobre o câncer infantojuvenil e, há vários anos, participa do Setembro Dourado.  

Além de conhecimento, o tempo também é um importante aliado. Quanto antes o diagnóstico de câncer for confirmado e o encaminhamento ao tratamento adequado for feito, maiores serão as chances de cura. 

“Precisamos estar muito atentos ao tempo dessas crianças. Apesar de ser uma doença considerada rara, temos que olhar para o câncer infantojuvenil com atenção e pensar em políticas públicas que agilizem e ampliem o acesso ao tratamento adequado, porque a vida de cada criança e adolescente importa”, alerta Carolina Motta, gerente da área de Câncer Infantojuvenil do Instituto Desiderata. 

Setembro Dourado: sinais e sintomas do câncer infantojuvenil 

Ana Cláudia Villela Santos, mãe do estudante João Pedro, de 9 anos, viveu o desafio de receber o diagnóstico de leucemia do filho, que hoje está curado. Ela relembra como foi importante ter atenção aos primeiros sinais de que algo estava errado. 

“O João foi para uma festa e, uma semana depois, começou com dores nas pernas. Achei que eram dores musculares, mas, nos dias seguintes, ele continuou a reclamar e não conseguia levantar para ir ao banheiro. A gente começou a prestar atenção nos sintomas e viu que o tempo ajudou a gente no momento que mais precisava. Quanto antes a gente prestar atenção na criança, no adolescente que está passando por alguma coisa, e procurar ajuda, melhor”, relembra Ana Cláudia.  

A campanha “O Tempo é a Chave” 

Durante todo o mês de setembro, o Desiderata vai levar às redes sociais (Instagram, Facebook e Linkedin) mais informações sobre o câncer infantojuvenil. Também vão ser realizadas ações presenciais em algumas universidades do Rio de Janeiro, com o objetivo de mobilizar estudantes da área da saúde para o tema. Em Pernambuco, onde o Desiderata vem atuando junto a muitos parceiros para implementar uma estratégia de diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, será lançado um curso sobre o tema, voltado para a formação dos profissionais da saúde. 

Participe da nossa campanha compartilhando os conteúdos e experiências relacionadas ao Setembro Dourado, utilizando as hashtags #setembrodourado e #otempoeachave, e saiba mais sobre o câncer infantojuvenil no nosso FAQ.