RELATÓRIO ANUAL 2022 DESIDERATA

PT EN
mãe e filha sorrindo

Apresentação

Qualquer pessoa atenta a ciclos na vida sabe como é desafiador passar por grandes mudanças. Com as organizações, não é diferente. Prestes a completar sua segunda década, em 2022, o Desiderata passou por um ano especialmente desafiador.

Para nosso orgulho, foi um ano em que o instituto conseguiu demonstrar mais que nunca sua maturidade institucional e sua capacidade de encarar com segurança as mudanças e abraçar novos desafios. Tudo isso sem abrir mão de seus valores e da qualidade de entrega consolidados ao longo de todos estes anos.

Depois da minha chegada à presidência do conselho, em 2021, desta vez, foi vez de Roberta Costa Marques, que por 18 anos fez parte desta equipe, 16 deles como diretora executiva, abraçasse novas oportunidades. E, em junho, foi a vez de Renata Couto, profissional com mais de 20 anos de dedicação ao terceiro setor, assumir a liderança do instituto.

Saber fechar e abrir ciclos é uma sabedoria que se adquire com o passar dos anos e, em 2022, o Desiderata provou estar maduro para enfrentar não apenas os desafios apontados aqui, como todos os muitos outros que fazem parte de nossos planos de crescimento e encararemos com muito orgulho. Tenho certeza de que Roberta encerrou seu ciclo neste instituto muito orgulhosa do que construiu até aqui e de que Renata, certamente, também o levará a grandes conquistas.

Essa transição, abraçada com compromisso e seriedade por todo o time Desiderata, permitiu que mantivéssemos os planos traçados para o ano em curso e ainda aproveitássemos as oportunidades que surgiram. O Instituto Desiderata é uma organização criada com objetivos bem definidos e valores muito nobres. Isso permitiu que, ao longo deste ano atípico e conturbado pelo cenário político, não apenas cumpríssemos a rota planejada como lidássemos com os percalços naturais desse tipo de contexto sempre de maneira sóbria, responsável e eficaz. E, melhor ainda, com importantes conquistas.

Este ano marca a primeira aprovação de um projeto de lei que apoiamos, em Niterói. Aprovado em dezembro, ele deu origem à primeira lei do Estado do RJ que proíbe a oferta ultraprocessados nas escolas, com o objetivo de tornar estes espaços verdadeiramente comprometidos com a promoção de uma alimentação adequada e saudável. O resultado é fruto de muito trabalho coletivo, não apenas do Desiderata, mas de todas as mais de 20 organizações que nos apoiaram nesse processo.

Seguimos firmes, também, com a nossa expansão rumo a Pernambuco, aonde, em importante parceria com a Iniciativa Global para o Câncer Infantil e outras organizações, vamos levar a mais consolidada experiência do Desiderata para a promoção do diagnóstico precoce do câncer infantil, o Unidos pela Cura. Como sempre foi no Desiderata, seguimos trabalhando com importantes parceiros do setor público e da sociedade civil para fortalecer políticas públicas de saúde para aumentar as chances de cura e beneficiar, da melhor maneira possível, o maior número de crianças e adolescentes.

Esses e outros resultados deste importante trabalho vocês encontram neste Relatório Anual, que esperamos que lhes ajudem a entender melhor os efeitos e o alcance de nosso incansável trabalho.

Dividimos aqui, com vocês, os principais destaques deste ano.

Boa leitura!
Mark Essle
Presidente do Conselho Deliberativo

Mensagem da Diretoria

Eu sou a Renata Couto e tive a honra de assumir a direção do Instituto Desiderata em junho de 2022. Trabalho na gestão de organizações sociais há muitos anos e sempre considerei o Desiderata um instituto de altíssimo valor. A proposta de uma organização focada no fortalecimento de políticas públicas de saúde é uma prática filantrópica ousada, voltada para atingir da maneira mais igualitária possível todas as crianças e adolescentes – uma atuação essencial em um país como o Brasil, com dimensões continentais e desafios imensos provocados por recursos distribuídos de maneira tão desigual.

O papel das organizações de interesse público é, a meu ver, trabalhar cada vez mais junto a esses desafios. E isso é o que o instituto vem fazendo desde sua origem, quando escolheu atuar de maneira inovadora para aumentar as chances de cura de crianças com câncer e, mais tarde, na prevenção da obesidade infantil.

O ano de 2022 foi recheado de conquistas e abertura de novos caminhos. Como viram na mensagem anterior, do presidente do nosso conselho, Mark Essle, tivemos uma importante conquista em Niterói, com a aprovação da lei que proíbe a oferta de ultraprocessados nas escolas, e agora nos lançamos ao desafio de regular a Lei no âmbito executivo, para garantir sua aplicação da maneira mais eficaz possível. Com essa aprovação, Niterói se torna o primeiro município do estado com uma legislação desse tipo e um exemplo para vários outros que estejam verdadeiramente comprometidos com a saúde infantil.

Esse compromisso, claro, vem se demonstrando também de outras formas. Como sabemos, a sensibilização e o engajamento dos profissionais da atenção primária são fundamentais para promoção da saúde infantil e as estratégias propostas pelo Desiderata. Por isso celebramos também este ano a ampliação de nossa estratégia de ensino à distância, com cursos gratuitos voltados para a formação desses profissionais. Foram 2294 deles formados ao longo do ano, todos agora sensibilizados para tratar de maneira mais eficaz e acolhedora as crianças que chegam ao sistema de saúde com suspeita de câncer ou risco de obesidade.

Esse olhar qualificado, alerta e cuidadoso, é uma ferramenta poderosa que temos executado há 16 anos no Rio de Janeiro, com o Unidos pela Cura, política de diagnóstico precoce do câncer infantil, em parceria com o poder público e hospitais especializados. Em 2022, nós tivemos a incrível oportunidade de rever essa estratégia juntos para qualificar cada vez mais o atendimento destas crianças no Rio. Ao mesmo tempo, em parceria com a Iniciativa Global para o Câncer Infantil e outras organizações, iniciamos a expansão desta iniciativa para Pernambuco, onde encontramos, como no Rio, uma comunidade competente e comprometida com a causa para levar adiante ações que permitam que cada vez mais crianças sejam diagnosticadas a tempo de ser tratadas com máxima chance de cura.

Apesar de todos os desafios de se construir política pública em um ano especialmente conturbado do ponto de vista político como foi 2022, nossos resultados demonstram que a escolha de construir ações duradouras é a melhor estratégia para lidar com os desafios da saúde infantil no Brasil. Os ciclos de construção dessas ações costumam ser longos e os resultados, demorados, mas não temos dúvidas de que não existe outro caminho para promover uma saúde mais igualitária e eficaz para as crianças e adolescentes do país que não seja via saúde pública. E é para isso que seguimos trabalhando e contando com o apoio de todos vocês.

Apresentamos neste relatório as principais conquistas de 2022. Aproveitem!

Renata Couto
Diretora Executiva

Renata Couto

Sobre o Desiderata

O Instituto Desiderata é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – fundada no Rio de Janeiro, em 2003, com o objetivo de promover uma vida mais saudável para crianças e adolescentes por meio do diagnóstico precoce e da melhoria do tratamento do câncer e da prevenção e do cuidado da obesidade infantojuvenis.

Promovemos soluções integradas para o fortalecimento da saúde pública infantil, englobando ações de fortalecimento de políticas públicas voltadas para o câncer e a obesidade em crianças e adolescentes, advocacy no legislativo e executivo, campanhas de sensibilização, capacitação de profissionais de saúde da Atenção Primária, humanização do tratamento em hospitais públicos, ações de mobilização, articulação e parcerias com os setores público e privado e a sociedade civil.

Nossa missão

Promover soluções que garantam prevenção, diagnóstico e cuidado tempestivos para a saúde de crianças e adolescentes.

Nosso sonho

Crianças e adolescentes brasileiros entre os mais saudáveis do mundo.

O Desiderata trabalha segundo os seguintes ODS:

ODS 2 ODS 3 ODS 10 ODS 17
menina com touca sorrindo ao lado de médica

Comunicação e Engajamento Público

Como um eixo estratégico das ações do Instituto Desiderata, a Comunicação, além de apoiar as estratégias das áreas programáticas, cria conteúdos e campanhas que evidenciem e ampliem a importância da garantia do direito à saúde infantojuvenil no Brasil.

Nossa atuação tem o propósito de estabelecer a saúde de crianças e adolescentes como prioridade na agenda nacional de construção de políticas públicas e no debate público. A área também contribui para o fortalecimento da relação com parceiros e doadores, buscando potencializar cada vez mais ações de desenvolvimento institucional e captação de recursos.

Campanhas

“Niterói diz sim para uma infância saudável”

Campanha de mobilização, em parceria com o núcleo Rio de Janeiro da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, com o objetivo de engajar a população para aprovação do Projeto de Lei no 95/2022. A campanha propôs medidas para conter o crescimento da obesidade infantil no município de Niterói, por meio da promoção de uma alimentação saudável nas escolas do município.

Alcance:
On-line 2.487.236 pessoas
Off-line 3.805.680 pessoas
Imprensa 753.873 pessoas

Setembro Dourado

Campanha de sensibilização dos profissionais da Atenção Primária à saúde do Rio de Janeiro para a importância do Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil.

Alcance on-line 570.157 pessoas
Off-line 800 kits distribuídos para os profissionais de saúde que participaram dos programas de formação do Desiderata e de parceiros
foto campanha Niterói

Publicações científicas

Publicação do artigo “The challenges of front-of-package labeling in Brazil”

no periódico científico Frontiers in Nutrition, em parceria com membros da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável.

Participação em congressos e eventos

15° Congresso Internacional da Rede Unida:

“A experiência de uma organização da sociedade civil nas ações de enfrentamento à obesidade infantojuvenil”; “Panorama da Obesidade em Crianças e Adolescentes no Brasil”, “Cursos de Qualificação voltados para o enfrentamento do Câncer e da Obesidade Infantojuvenis na Atenção Primária à Saúde: A Experiência do projeto de ensino à distância do Instituto Desiderata” e apresentação do Panorama de Oncologia Pediátrica do Brasil e do 18° Boletim Informativo do Unidos Pela Cura.

XXVII Congresso Brasileiro de Nutrição:

Participação como debatedor na mesa “Nutricionista: quem é você na fila do pão” e “Panorama da Obesidade em Crianças e Adolescentes no Brasil: a importância dos dados em saúde para monitoramento do estado nutricional”.

V Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição no SUS:

“Experiência de prevenção e manejo da obesidade infantojuvenil no município de Niterói-RJ sob orientação de diretrizes da Política Nacional De Alimentação e Nutrição”.

13° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva:

“Experiência de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público para manejo da obesidade infantojuvenil no município de Niterói-RJ a partir de um conjunto de soluções integradas”, “Panorama da obesidade em crianças e adolescentes no Brasil: ferramenta virtual interativa”, “Experiência de uma Organização da Sociedade Civil na comunicação em saúde sobre crianças e adolescentes que vivem com obesidade: desafios e perspectivas", “Adversidades presentes no processo de discussão sobre medidas regulatórias para promoção da alimentação adequada e saudável no Poder Legislativo do Rio de Janeiro” e “Obesidade infantojuvenil em Niterói/RJ: um estudo de regiões de saúde para implantação de linha de cuidado”; “Diagnóstico epidemiológico e assistencial do câncer infantojuvenil no Brasil” e “A experiência Unidos pela Cura como tecnologia social para aumentar as chances de cura das crianças e adolescentes com câncer”.

2° Fórum Todos Juntos contra o Câncer:

Mesa de abertura, mediação da mesa redonda “Desafios e Especificidades do Cuidado Integral ao Adolescente com Câncer” e apresentação do Panorama de Oncologia Pediátrica do Brasil.

Fórum Big Data em Oncologia:

Apresentação do Panorama de Oncologia Pediátrica do Brasil

54° Congresso Anual da Sociedade Internacional de Oncologia Pediátrica (SIOP 2022):

Apresentação dos pôsteres do "Guia Unidos Pela Cura: tecnologia social para o diagnóstico precoce do câncer infantil” e “Unidos pela Cura: resultados da estratégia de diagnóstico precoce do câncer infantil no Rio de Janeiro, Brasil”.

4° Fórum Todos Juntos Contra o Câncer - Norte e Nordeste:

Apresentação do Panorama da Oncologia Pediátrica no Brasil, com recortes da região norte e nordeste.

Hospital Municipal Jesus inaugura salas humanizadas para crianças com diagnóstico de câncer (Ancelmo Góes - O Globo)
Crianças comem menos feijão e mais ultraprocessados, aponta pesquisa (Bom dia Brasil)
Contra a obesidade infantil, Rio pode proibir alimentos ultraprocessados nas escolas públicas e privadas

Desiderata na mídia

ícone compatilhamento
27/01/2022
12 passos para uma alimentação saudável
ícone compatilhamento
03/04/2022
Desiderate Institute joins World Obesity
ícone compatilhamento
22/03/2022
Câmara Municipal adia projeto que proíbe balas, doces e refrigerantes em escolas do Rio
ícone compatilhamento
11/04/2022
Lobby da indústria tenta minar proibição a ultraprocessados nas cantinas do Rio
ícone compatilhamento
11/04/2022
Cresce gasto da verba da merenda escolar com produtos da agricultura familiar no Rio
ícone compatilhamento
22/07/2022
Hospital de diagnóstico de câncer ganha espaço humanizado no Rio
ícone compatilhamento
22/03/2022
Hospital Municipal Jesus inaugura salas humanizadas para crianças com diagnóstico de câncer
ícone compatilhamento
23/07/2022
Hospital Municipal Jesus inaugura ala com decoração do fundo do mar
ícone compatilhamento
02/08/2022
Meio Dia Paraná - Curitiba | Pesquisa mostra que a inflação aumentou o número de jovens com excesso de peso
ícone compatilhamento
11/08/2022
Menos feijão, mais hambúrguer
ícone compatilhamento
15/08/2022
Bom Dia Brasil | Crianças comem menos feijão e mais ultraprocessados, aponta pesquisa
ícone compatilhamento
05/10/2022
Apoio privado a hospitais públicos amplia atendimento de alto padrão
ícone compatilhamento
05/10/2022
Hospitais privados apoiam com gestão, tecnologia e infraestrutura setor público
ícone compatilhamento
01/11/2022
Meet our Members - Desiderata Institute Brazil
ícone compatilhamento
21/09/2022
Programa Conexão: diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil
ícone compatilhamento
22/12/2022
2022 in review: Desiderata Institute
post de rede social
post de rede social
post de rede social
Família feliz manipulando comida.

Parcerias

O Instituto Desiderata recebe doações de pessoas físicas e jurídicas (fundações e empresas), parcerias importantes que englobam o apoio financeiro, técnico e prestação de serviços, pois acreditam na saúde pública como um princípio básico para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Em 2022, destacamos a renovação da parceria do Desiderata com a Chevron no Projeto de Humanização do Hospital Municipal Jesus, que ficará pronto no final de 2023. Além disso, recebemos recursos de dois novos parceiros: o Instituto Phi, para o desenvolvimento da Linha de Cuidados em Niterói, e a Fundação José Luiz Egydio Setúbal, para atualização do Panorama online da Obesidade Infantil.

A conquista de novos financiadores evidencia a importância e potencialidade do trabalho em parceria realizado pelo Desiderata.

Muito obrigado a todos os nossos parceiros!

Parceiros financeiros
Bloomberg
Global Health
Umane
Fundo Rogério Jonas Zylberstajn
Chevron
Orama
Instituto PHI
Fundação José Luiz Egídio Setúbal
PRONON
Parceiros serviços
Araguaia
Medweb
EY
Jaleko Artmed
RGR, advogados
BMA
Saiba como contribuir em doe.desiderata.org.br

Demonstrações Financeiras ver pdf

Receitas

Receitas: 1% Pessoa Física, 8% Investimento, 16% Pessoa Jurídica, 27% Fundações, 48% Pequenos Doadores

Despesas

Despesas: 36% Obesidade, 10% Captação, 12% Comunicação, 13% Administrativo , 29% Oncologia Pediátrica. *Despesas de RH estão consideradas no valor de cada área.

Quem fez essa história

Diretoria Executiva
  • Renata Couto (a partir de junho de 2022)
  • Roberta Marques (até fevereiro de 2022)
Área de Saúde
  • Carolina Motta – Gerente de Oncologia
  • Raphael Barreto – Gerente de Obesidade
  • Claudia Bezerra – Coordenadora de Projetos – Oncologia
  • Michele Costa – Analista de Dados em Saúde
  • Carolina Rocha – Analista de Saúde - Obesidade
  • Fabíola Leal – Analista de Advocacy – Obesidade
  • Thais Vidal – Consultora de projetos - Oncologia
  • Veronica Freitas – Consultora de Advocacy – Obesidade
  • Hugo Marques - Consultor do Projeto Linha de Cuidado – Obesidade
  • Phillipe Rodrigues – Consultor do Projeto Ensino à Distância
  • Ísis Botelho – Consultora do Projeto Ensino à Distância
  • Camila Nóbrega - Consultora do Projeto Ensino à Distância
  • Carolina Coutinho - Consultora de Saúde –Obesidade
  • Olívia Honório - Consultora de Saúde – Obesidade
Área de Comunicação
  • Anna Carolina Cardoso – Gerente de Comunicação
  • Igor Simões - Assistente de Comunicação
  • Viviane Rosa – Consultora de Campanhas
Área de Desenvolvimento Institucional
  • Luiza Rudge – Diretora de Desenvolvimento Institucional
  • Lana Bauab – Analista de Desenvolvimento Institucional
Área Administrativo-Financeira
  • Carolina Miranda Dorneles – Gerente Administrativo-Financeira
  • Thaís Melo – Assistente Administrativa
Conselho Deliberativo
  • Mark Essle | Presidente
  • Guilherme Frering
  • Antonia Frering
  • Arminio Fraga
  • Gabriela Paranhos
  • Germana Lyra Bähr
  • Guilherme Teixeira Azevedo
  • Maria Auxiliadora Gomes
Conselho Consultivo
  • Beatriz Cardoso
  • Heloisa Helena Oliveira
  • Luciano Huck
  • Paula Guedes
  • Rafael Gomes Martinez
  • Rodrigo Capistrano
  • Sergio Bermudes
  • Wanda Engel
Conselho Fiscal
  • Eduardo Poggi
  • Maria Fernanda Dias de Carvalho
  • Miguel Ramos de Carvalho
Menina com touca sorrindo ao lado de médica.