Construir uma educação COM adolescentes
Com foco na etapa do segundo segmento do ensino fundamental, o Desiderata tem atuado, desde 2010, promovendo a construção coletiva de políticas públicas por professores, gestores, estudantes e sociedade civil. Para isso, em 2016, realizou ações de articulação, mobilização, produção de conhecimento e comunicação para a promoção e a defesa da causa da educação com adolescentes.
Destacamos o lançamento da Rede Educação Com Adolescentes – RECA, que começou a ser articulada pelo Desiderata em 2015 e foi referendada em 2016 por professores, estudantes, gestores e ONGs que se uniram em torno da causa. Um trabalho coletivo e participativo tem sido realizado na RECA, tendo em vista ampliar o alcance e a capilaridade das ações em prol da educação com adolescentes.
As ações de produção e disseminação de conhecimento trazem subsídios e dão visibilidade aos temas considerados fundamentais para a educação com adolescentes. Em 2016, a plataforma Latitude ampliou o número de acessos ao longo do ano, tornando-se mais conhecida por gestores e professores da rede municipal de educação e servindo de ferramenta para o planejamento pedagógico. Dando continuidade a uma investigação inédita, iniciada em 2015, a pesquisa Mídia-educação e aprendizagem nas escolas municipais do Rio de Janeiro teve sua segunda etapa realizada, oferecendo um diagnóstico preciso e fundamental para avaliação e formulação de políticas públicas nessa área.
Com o objetivo de dar visibilidade ao tema da educação com adolescentes e suas questões na grande mídia, nas mídias especializadas e nas redes sociais, foram gerados conteúdos para diferentes meios de comunicação, como parte da estratégia de fortalecer a causa e seus principais temas transversais.
Joana Milliet
Gerente da área de educação
A plataforma de dados georreferenciados das escolas municipais do Rio de Janeiro - além da busca de dados e indicadores por escola e CRE, apresenta textos analíticos, práticas pedagógicas, matérias com as escolas, dicas e discussões, repercutindo informações que dialogam diretamente com a temática da qualidade e equidade da educação pública municipal do Rio. A plataforma proporciona o monitoramento e um amplo acesso aos dados sobre educação da cidade. Latitude conta com a parceria do Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais da UFRJ (LAPOPE).
ESTRATÉGIA
Em 2016:
usuários
visualizações de página
matérias/textos publicados no site
Principais resultados:
• Novos indicadores disponíveis: nível socioeconômico (NSE), complexidade de gestão e adequação da formação docente;
• Implantação de sistema de busca de dados gerais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ);
• Formação de 20 gestores para análise e uso qualificado de indicadores georreferenciados: 12 aulas / 36 horas;
• Pesquisa qualitativa realizada com os usuários sobre o uso do site;
• 1.000 escolas de ensino fundamental e universidades passaram a conhecer e divulgar o Latitude através de cartazes distribuídos em parceria com a SME;
• Repercussão de análises da seção Opinião do Latitude na coluna do jornalista Antônio Gois, do Jornal O Globo e na Rádio CBN.
RESULTADOS
Uma rede COM adolescentes, formada por estudantes, professores, gestores de escolas públicas municipais e organizações sociais. A RECA une esforços da sociedade civil e articula ações planejadas para ampliar a capacidade de incidência nas políticas públicas educacionais voltadas para adolescentes do Rio de Janeiro.
ESTRATÉGIA
RESULTADOS
• Devolutiva dos dados para a rede municipal, com a presença da Secretária Municipal de Educação, em evento no Museu da República;
• Apresentação dos resultados da pesquisa no European Communication Research and Education Association – ECREA, em Praga, e na Global Media and Information Literacy (MIL), da Unesco, em São Paulo;
• Repercussão da pesquisa em matérias na MultiRio e Porvir, entrevista no Canal Futura, artigo de Antônio Gois em O Globo e artigos assinados pela gerente de educação do Desiderata e pela secretária municipal de educação em O Dia;
RESULTADOS
Mídia-educação e aprendizagem nas escolas municipais do Rio de Janeiro foi uma pesquisa inédita sobre as práticas mídia-educativas nas escolas de ensino fundamental do município. O levantamento quantitativo feito ao longo de 2015 contou com a participação de 924 escolas (91%) da rede. Em 2016, foi realizada a segunda etapa (qualitativa) do estudo, que contou com a parceria do Grupo de Pesquisa, Educação e Mídia da PUC-Rio (GRUPEM), responsável pela execução da pesquisa, e da Gerência de Mídia-educação da Secretaria Municipal de Educação (SME).
ESTRATÉGIA
PESQUISA