No município do Rio de Janeiro está a maior rede de ensino público da América Latina. Sua dimensão e pluralidade fazem com o que o Rio enfrente o desafio de construir políticas públicas que atendam ao grande número de escolas, professores e estudantes, com sua diversidade e também desigualdades.
Reconhecemos esse cenário complexo e, por isso desde 2009 temos desenvolvido ações que priorizam o debate sobre a qualidade da Educação de Adolescentes. Em 2011, com o objetivo de contribuir para a qualificação dos processos de ensino-aprendizagem e melhoria do desempenho escolar dos adolescentes, elegemos a formação de professores como campo de atuação, realizando desde então, ações em parceria com diversas instituições.
Em 2014, definimos três áreas estratégicas:
1. Culturas juvenis (ampliando o conhecimento sobre os adolescentes)
2. Mídia-educação (priorizando as linguagens da comunicação)
3. Dados e indicadores educacionais e socioeconômicos (georreferenciando as informações)
Para desenvolvê-las implantamos os três programas (INTERVALO, PRISMA e LATITUDE) em parceria com a Gerência de Mídia-Educação da Secretaria Municipal de Educação, o Cineduc, a Mostra Geração/Festival do Rio, o Observatório Educação e Cidade (UFRJ/UERJ/PUC), o Museu de Arte do Rio (MAR), e o Grupo de Pesquisa em Educação e Mídia da PUC-Rio (GRUPEM).
1.400 PROFESSORES PARTICIPANTES
Informações georreferenciadas sobre a cidade, as escolas públicas e os equipamentos culturais. Frente a grande produção de informação no campo educacional hoje, muitas vezes a população interessada tem dificuldade de acesso, manuseio e interpretação dos dados disponíveis. A análise cuidadosa das evidências é indispensável para a compreensão das situações e problemas que vivemos em nossas escolas.
Um campo de estudo e pesquisa que articula educação e comunicação. Os meios e as tecnologias de informação e comunicação marcam nossas vidas. Por isso, a maioria dos adolescentes hoje constrói conhecimentos interagindo com elas. Cabe a escola desenvolver as capacidades de analisar, criticar, comparar e usar estas tecnologias de maneira autônoma e criativa.
Modos de ser, viver, criar, se expressar inspirados pelo contexto cultural, social, político e econômico.
Criação de espaços de formação, reflexão, debate e vivências sobre práticas educativas com adolescentes.
Através da realização de seminários e workshops, mobilizamos professores para aprofundarem suas reflexões e conhecimentos sobre os adolescentes com os quais trabalham. Os professores passaram a utilizar os materiais disponibilizados nas plataformas digitais (Prisma e Latitude), construindo nas escolas um ambiente favorável à experimentação de práticas pedagógicas que levem em consideração anseios dos adolescentes da rede pública do Rio de Janeiro.
Espaço virtual de disseminação de conhecimentos e práticas que busca mostrar diversos ângulos sobre as culturas juvenis produzidas dentro e fora dos muros das escolas.
VISITAS AO SITE
Ao longo do primeiro ano da plataforma, compartilhamos ideias sobre educação a partir de eixos temáticos. A intenção foi sensibilizar cada educador a olhar para si mesmo, para seus parceiros e estudantes, para a escola e para seu trabalho com base em novos e diversos pontos de vista. Este é um de nossos principais propósitos: promover o diálogo e a reflexão necessários para deslocar sentidos, ampliar possibilidades, descortinar novos horizontes e, enfim, semear práticas cada vez melhores.
ESTRATÉGIA
RESULTADOS
Espaço virtual de disseminação de informações educacionais e socioeconômicas georreferenciadas e monitoramento de dados e indicadores oficiais do município do Rio de Janeiro.
Investimos tempo ouvindo gestores e técnicos no sentido de aprimorar a plataforma. Realizamos reuniões com a equipe técnica, como também, workshops com gestores públicos. Seguiremos em 2015 incorporando as contribuições de todos os envolvidos na elaboração e gestão das políticas públicas educacionais.
ESTRATÉGIA
RESULTADOS