Ingresso na Aliança fortalece ações na obesidade infantojuvenil

O Desiderata, que há 15 anos desenvolve soluções para a saúde pública de crianças e adolescentes no Rio de Janeiro, acaba de ingressar na Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, organização que reúne profissionais, associações e movimentos sociais dedicados à promoção e proteção de práticas alimentares adequadas e saudáveis. O objetivo do grupo é incentivar o avanço de políticas públicas que garantam a segurança alimentar e nutricional para a população.

“Nossa entrada na Aliança fortalece a atuação do grupo no executivo carioca e em ações voltadas à infância”, afirma a diretora executiva do Desiderata, Roberta Costa Marques. Em 2019, o Desiderata participou de duas reuniões do grupo da Aliança no Rio de Janeiro. Nestas reuniões são discutidos temas como a agenda de ações voltadas à infância, ações para a Semana de Educação Alimentar no estado, cujo tema em 2019 será “Saúde e Alimentação na Escola: uma Ação de Cuidado”, a regulamentação de cantinas escolares e projetos de lei relacionados à alimentação e nutrição.

Formado em 2018 com organizações integrantes da Aliança nacional, o núcleo do Rio de Janeiro hoje conta com 15 membros. Em 2019, o plano estratégico da organização nacional incluiu o fortalecimento e expansão dos núcleos estaduais. Atualmente, fazem parte do grupo carioca, além do Desiderata e de pessoas físicas, representantes da ACT, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), do Conselho Regional de Nutrição da 4ª Região (CRN4), Slow Food e do Movimento Põe no Rótulo.

“Nesta nova fase do Desiderata, com a inclusão do tema da Obesidade infantojuvenil, entrar para a Aliança é fazer parte de um coletivo que defende a alimentação adequada e saudável como um direito fundamental diretamente conectado ao direito à saúde”, diz a gerente de saúde do Desiderata, Laurenice Pires. “Essa integração possibilita trocas sobre temas que são prioritários para o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento da obesidade infantil”, afirma.

A implementação da alimentação adequada e saudável é, para a Aliança, a realização de um direito humano básico e deve ser resultado da interação de elementos individuais e socioculturais. Atuar nestas duas frentes, através da educação alimentar e nutricional e de ações estruturais que a suporte, é o objetivo maior de seus membros, em suas mais variadas frentes de atuação.

Sobre o Desiderata

O Instituto Desiderata, fundado há 15 anos no Rio de Janeiro, constrói uma história inovadora de atuação conjunta com gestores públicos e organizações buscando soluções que garantam a prevenção, diagnóstico e cuidado tempestivos para a saúde de crianças e adolescentes. Realiza ações de mobilização, capacitação de profissionais de saúde, humanização do tratamento e produção e disseminação de conhecimento na área. Desde seu início, trabalha para mudar a realidade do câncer infantojuvenil no Rio de Janeiro. Em 2019, amplia sua atuação para outras doenças crônicas não transmissíveis e fatores de risco, como a obesidade infantil.