Desiderata e Secretaria Municipal de Saúde discutem linha de cuidado para obesidade infantojuvenil

A obesidade infantil afeta, atualmente, uma em cada três crianças brasileiras e constitui um grave problema de saúde pública. No Rio de Janeiro, porém, não sabemos, atualmente, a real dimensão da doença, quantos profissionais qualificados para o tratamento estão disponíveis na rede pública ou para onde uma criança deve ser encaminhada ao apresentar essa condição. Para ter acesso a informações confiáveis sobre esse cenário e usá-las para ajudar a elaborar políticas eficazes para enfrentar o problema, demos início às discussões com a Secretaria Municipal de Saúde para a implementação de uma linha de cuidado no município.

A diretora executiva, Roberta Costa Marques, e a analista de saúde Elisa Mendonça, do Instituto Desiderata, se reuniram com a secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch, e com representantes da Gerência da Área Técnica de Saúde da Criança e do Adolescente (GSCA), na primeira semana de fevereiro, para apresentar o Panorama da Obesidade em Crianças e Adolescentes e a atuação do instituto em relação ao tema e propor a organização da linha de cuidado da obesidade infantil no Rio de Janeiro.

“ Uma linha de cuidado organizada é um dos primeiros passos para se conseguir definir estratégias eficazes de enfrentamento. No caso da obesidade infantil, será fundamental para aumentar a visibilidade do problema e o comprometimento do profissional de saúde no cuidado da criança com obesidade”, explica Elisa Mendonça, analista de saúde do Desiderata.

A prefeitura se comprometeu a levantar as informações necessárias à organização do fluxo e aproximar outros gestores ligados ao tema, como promoção da saúde, atividade física, atenção especializada, entre outros.

O Instituto Desiderata tem reforçado a necessidade de priorização do enfrentamento da obesidade infantil, chamando atenção para o tema e apoiando a prefeitura na implementação do fluxo de atendimento. Um dos maiores desafios para responder com eficácia ao problema será manter uma linha de atenção organizada e sensibilizar profissionais de saúde e familiares que lidam com a doença.

Acompanhe nossas ações em nosso site: desiderata.org.br

Sobre o Desiderata
O Instituto Desiderata é uma OSCIP, fundada há 15 anos no Rio de Janeiro, que sonha em ver crianças e adolescentes brasileiros entre os mais saudáveis do mundo. Eleita uma das 100 melhores ONGs do Brasil pelo Instituto Doar, constrói uma história inovadora com gestores públicos e organizações buscando soluções que garantam prevenção, diagnóstico e cuidado tempestivos para a saúde infantojuvenil. Realiza ações de mobilização e articulação entre o setor público e a sociedade civil, capacitação de profissionais de saúde, humanização do tratamento e produção e disseminação de conhecimento na área. Desde o início, trabalha para mudar a realidade do câncer infantojuvenil no Rio de Janeiro. Em 2019, amplia sua atuação para outras doenças crônicas não-transmissíveis e fatores de risco, como a obesidade infantil.