Trabalho do instituto pelo câncer infantojuvenil foi apresentado em mesa sobre mobilização social e educação política
O Instituto Desiderata marcou presença no 11º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, realizado entre os dias 17 e 19 de setembro, em São Paulo. Nesta edição, a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC- L 14.758/23) norteou os debates do evento.
Renata Couto, diretora executiva do Desiderata, participou da mesa “Cidadania em Ação- Mobilização Social & Educação Política”, ao lado de Melissa Medeiros, fundadora e presidente da Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil), e de Gabriel Marmentini, diretor executivo da Politize! e da Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil). A mediação foi de Ana Drummond, diretora institucional do Instituto Vencer o Câncer.
Durante a mesa, Renata falou sobre o trabalho do Desiderata na área do câncer infantojuvenil, desenvolvendo estratégias e ações que promovem o diagnóstico precoce, com o objetivo de aumentar as chances de cura, além da humanização de espaços de tratamento para crianças e adolescentes.
“Diferente do câncer do adulto, o infantojuvenil não tem prevenção e evolui de forma mais rápida e agressiva, mas, se for diagnosticado precocemente e tratado adequadamente, consegue ter até 80% de chances de cura. No Brasil, temos uma taxa de mortalidade estagnada há 20 anos. Não conseguimos evoluir e reverter a situação, porque essa agenda ainda não alcança a relevância que deveria ter”, alertou Renata.
A diretora do instituto também apresentou a campanha “O Tempo é a Chave”, desenvolvida pelo Desiderata para a mobilização do Setembro Dourado, quando é lembrada a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, que ainda é a principal causa de morte por doença em crianças e adolescentes de um a 19 anos.
“Sabemos que o tempo é nosso aliado para aumentar as chances de cura. Estar no aqui no congresso do TJCC é uma grande oportunidade. É o momento em que várias organizações e instituições envolvidas na agenda se encontram e trocam soluções, experiências e a gente sabe que a atuação em rede é sempre mais potente do que as atuações isoladas. Espero que o Desiderata possa contribuir cada vez mais com essas discussões”, concluiu Renata.
Veja outras imagens da participação do Desiderata no Congresso Todos Juntos Contra o Câncer: