Desiderata marca presença no Congresso Brasileiro de Nutrição

Instituto expôs trabalhos sobre obesidade infantojuvenil durante o maior evento de nutrição da América Latina 

O Instituto Desiderata participou, entre os dias 21 e 24 de maio, da 28ª edição do Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran), realizado em São Paulo. Considerado o maior evento de nutrição da América Latina, acontece a cada dois anos e proporciona o encontro de nutricionistas de diversas áreas de atuação para importantes debates. Em 2024, contou com 3 mil inscritos e teve como tema “Alimentação e nutrição na perspectiva da integralidade das práticas do cuidado”. 

A programação do congresso foi dividida em cinco eixos: sistemas e ambientes alimentares; alimentação coletiva e segurança alimentar e nutricional; modos de vida, padrões alimentares e repercussões à saúde; prática clínica e cuidado alimentar e nutricional; e processos de formação em alimentação e nutrição. 

O Desiderata teve dois trabalhos aprovados para serem apresentados em pôsteres que ficaram em exposição durante o congresso: o primeiro, “Experiência de uma organização da sociedade civil de interesse público na promoção de ações integradas de cuidado à obesidade infantil no município de Niterói- RJ”, apresentou a parceria do Desiderata com a cidade fluminense na área da Saúde. A linha de cuidado que vem sendo implementada com o objetivo de prevenir e cuidar da obesidade infantojuvenil é um exemplo das ações conjuntas em Niterói. 

Já o segundo trabalho, “Avaliação do ambiente alimentar hospitalar pediátrico – estudo de caso em uma cidade brasileira”, é o resultado de uma análise dos alimentos oferecidos no Hospital Pediátrico Getúlio Vargas e vendidos no entorno da unidade, com o objetivo de verificar a presença de ultraprocessados e a qualidade das refeições no local.   

“Apresentar as ações integradas desenvolvidas na cidade de Niterói no Congresso Brasileiro de Nutrição, com destaque para a experiência de diagnóstico do ambiente alimentar de seu hospital público pediátrico, é de grande relevância para visibilizar os empreendimentos realizados para o  cuidado da obesidade infantojuvenil na cidade, deixando nítida que a intersetorialidade é a chave para ações exitosas”, explicou Carolina Rocha, analista de Saúde da gerência de Obesidade do Desiderata, que representou o instituto no evento.   

Carolina Rocha, analista de Saúde do Desiderata (ao centro), à frente de uma das atividades da Rede Ajeum.

Parcerias e reflexões importantes para pensar nutrição 

A Aliança para a Alimentação Adequada e Saudável , coalizão da qual o Instituto Desiderata faz parte, também marcou presença no Congresso Brasileiro de Nutrição com um estande com atividades e materiais diversos. O Grupo de Trabalho Comida de Criança da Aliança realizou atividades com a Tenda Comida de Criança. O espaço tem o objetivo de sensibilizar sobre a importância da amamentação e da alimentação infantil, tendo como referência o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de Dois Anos. 

Vale lembrar que a Aliança para a Alimentação Adequada e Saudável surgiu oficialmente na edição de 2016 do Conbran, reunindo organizações da sociedade civil, associações coletivos, movimentos sociais, entidades profissionais e pessoas que defendem o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). 

Outra importante parceria do Desiderata no congresso foi com a Rede Ajeum, formada por nutricionistas e estudantes de nutrição negras e negros. A convite da rede, Carolina Rocha mediou uma das atividades da roda de conversa “Gira Ajeum: desafios e possibilidades para a construção de uma nutrição em afroperspectiva”.  

“A atividade promovida pela Rede Ajeum é de grande importância não só para a conexão e estabelecimento de afetos a partir do contato entre nutricionistas e estudantes de Nutrição negras e negros, como também para o reconhecimento de que políticas públicas de alimentação e nutrição que não considerem as intersecções de gênero/sexo, raça/cor e classe social e suas formas de opressão na saúde da população brasileira, majoritariamente negra, serão agentes de perpetuação de desigualdades. Urge a necessidade de ações que centralizem tais aspectos para a consecução do direito humano a alimentação adequada”, alerta Carolina. 

Durante o Conbran, a Rede Ajeum promoveu ainda o I Encontro Nacional de Nutricionistas Negras e Negros, realizado na Tenda Firmina Santana, com a participação de Bruna Oliveira, da Crioula Curadoria Alimentar, da professora Rute Costa, coordenadora do grupo de extensão Culinafro da UFRJ e das representantes do Coletivo Negras, Silvana Oliveira e Priscila Sato.