Unidos pela Cura (UPC)
Missão
Garantir que crianças e adolescentes com suspeita de câncer cheguem precocemente aos centros de diagnóstico e de tratamento que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) no estado do Rio de Janeiro.
Estratégia
O diagnóstico precoce e o acesso ao tratamento de qualidade são fundamentais para alcançar maiores chances de cura do câncer infantojuvenil. No entanto, por se tratar de um câncer raro e ter sintomas similares aos de outras doenças da infância, a suspeição do câncer em crianças e adolescentes em tempo hábil para um diagnóstico precoce é um dos maiores desafios para alcançarmos elevados índices de cura. Pensando nisso, o Instituto Desiderata articula desde 2005, no Rio de Janeiro, a política Unidos pela Cura, de promoção do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, desenvolvida e executada em parceria com gestores do SUS, hospitais especializados e outras instituições da sociedade civil.
O Unidos pela Cura é estruturado em três eixos de forma integrada:
No que tange ao fluxo de encaminhamento das crianças e adolescentes com suspeita de câncer infantojuvenil, a partir de janeiro de 2023, houve uma mudança na regulação das vagas para os polos de diagnóstico e tratamento, que passou a ser gerida exclusivamente pelo Sistema Estadual de Regulação (SER). Esse movimento permite a capilarização da estratégia do Unidos pela Cura para outros municípios do estado.