Veja nosso vídeo contra a obesidade infantil

O Instituto Desiderata, que há 16 anos promove a saúde infantojuvenil, reafirmou sua vocação, este ano, juntando-se a outros atores no enfrentamento da obesidade.
No Brasil, 1 em cada 3 crianças estão com excesso de peso ou obesidade. Apesar dos números alarmantes, essa condição ainda não é vista como um problema saúde pública pela sociedade. Em vez disso, cuidadores, responsáveis e – ainda mais grave – as próprias crianças e adolescentes são responsabilizados pelo aumento excessivo de peso. Os fatores que contribuem para esse preocupante cenário, no entanto, são muitos e estão longe de se restringirem a escolhas individuais.

O acesso a alimentos saudáveis, por exemplo, enfrenta a competição de opções não saudáveis e carregadas de publicidade – muitas vezes enganosa e abusiva. Além disso, os ultraprocessados são mais acessíveis: estão disponíveis em todos os lugares e por preços muito mais baixos.

A prática de atividade física é outro desafio. A preocupação com a segurança é um dos motivos que faz com que muitos responsáveis prefiram manter as crianças dentro de casa, com o lazer restrito a telas de celulares, tablets e computadores – reduzindo o tempo livre para correr, pular e gastar energia.

Nas últimas décadas, as ações de prevenção e enfrentamento da obesidade ocorreram prioritariamente em campanhas para encorajar hábitos saudáveis. Isoladas, no entanto, essas ações foram pouco efetivas.

Diversos estudos e documentos apontam que o caminho para proteger nossas crianças da obesidade envolve uma série de ações conjuntas. Governos e sociedade precisam trabalhar de forma integrada para a mudança desse cenário. Melhorar a saúde pública é um trabalho coletivo. 

No próximo ano, seguimos com a ampliação e o fortalecimento das ações em obesidade, e informar faz parte da nossa estratégia para termos crianças e adolescentes brasileiros entre os mais saudáveis do mundo.

Sobre o Desiderata
O Instituto Desiderata é uma OSCIP, fundada há 15 anos no Rio de Janeiro, que sonha em ver crianças e adolescentes brasileiros entre os mais saudáveis do mundo. Eleita uma das 100 melhores ONGs do Brasil pelo Instituto Doar, constrói uma história inovadora com gestores públicos e organizações buscando soluções que garantam prevenção, diagnóstico e cuidado tempestivos para a saúde infantojuvenil. Realiza ações de mobilização e articulação entre o setor público e a sociedade civil, capacitação de profissionais de saúde, humanização do tratamento e produção e disseminação de conhecimento na área. Desde o início, trabalha para mudar a realidade do câncer infantojuvenil no Rio de Janeiro. Em 2019, amplia sua atuação para outras doenças crônicas não-transmissíveis e fatores de risco, como a obesidade infantil.