Campanha do Desiderata pelo Setembro Dourado impacta mais de 1,5 milhão de pessoas

Ações digitais e presenciais marcaram a mobilização pelo diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

Imagem de um dos vídeos da Campanha do Setembro Dourado nas redes sociais do Desiderata.

O Instituto Desiderata realizou ações digitais e presenciais para divulgar o mês de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantil, conhecido como Setembro Dourado. Mais de 1,5 milhão de pessoas foram impactadas neste período.

Em 2024, a campanha do Desiderata teve como tema “O Tempo é a Chave”, para lembrar que quanto antes a doença for detectada e o tratamento iniciado, maiores serão as chances de cura de crianças e adolescentes com câncer.

“Há alguns anos já participamos desse movimento global conhecido como Setembro Dourado. O trabalho do instituto na promoção do diagnóstico precoce e do tratamento adequado do câncer infantojuvenil é diário, mas é sempre bom darmos ainda mais destaque a esses temas”, afirma Carolina Motta, gerente da área de Câncer Infantojuvenil do Desiderata.

No site, no Instagram e no Facebook do Desiderata, a campanha teve conteúdos em texto e vídeo com informações sobre o câncer infantojuvenil, principais dúvidas das famílias e sinais e sintomas da doença.

Carolina Motta e Thamires Maia (na ponta à direita), da gerência de Câncer Infantojuvenil, com estudantes da Estácio Barra.

Ações em universidades e eventos

Já ao longo de setembro, a equipe do Desiderata esteve nas universidades cariocas Estácio Barra da Tijuca, Unisuam e UFRJ. Em parceria com professores dessas instituições, foram realizadas aulas e conversas sobre o câncer infantojuvenil para estudantes de alguns cursos da área de saúde. Os participantes receberam kits contendo brindes da campanha e material informativo.

“O câncer infantil é pouco abordado nos currículos de graduação em saúde, sendo mais trabalhados em cursos de especialização e residência. Isso faz com que muitos profissionais generalistas tenham menos contato com o tema. Essa abordagem que fizemos com universitários foi importante para visibilizar o câncer infantojuvenil e sensibilizar sobre a importância de estarem informados e atentos”, explicou Amanda Nunes, analista de Saúde em Oncologia. 

O Desiderata também marcou presença no 11º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, realizado em São Paulo. A diretora executiva, Renata Couto, participou da mesa “Cidadania em Ação- Mobilização Social & Educação Política”, onde apresentou o trabalho do instituto na área do câncer infantojuvenil por meio de estratégias de promoção do diagnóstico precoce, formação de profissionais da saúde e da humanização de espaços de tratamento.

Após aula sobre diagnóstico precoce, estudantes do curso de Fisioterapia da Unisuam divulgaram o Setembro Dourado.

Formação de profissionais da saúde

No final do mês de agosto, abrindo as atividades para o Setembro Dourado, a equipe de Câncer Infantojuvenil do instituto realizou, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio e o Instituto Nacional do Câncer (INCA), uma formação sobre diagnóstico precoce para profissionais da saúde.

As formações são fundamentais para ampliar o olhar para os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, porque muitos deles se confundem com os de outras doenças comuns na infância e adolescência. O diagnóstico precoce, seguido do acesso rápido ao tratamento adequado, é um passo importante para aumentar as chances de cura.

A enfermeira Andreia Veras trabalha na Atenção Primária do município do Rio e participou de uma das formações de diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil promovida pelo Desiderata. Segundo Andreia, a doença é um desafio para os profissionais da APS e manter-se atualizado é fundamental.

“O curso de detecção precoce do câncer infantojuvenil do Desiderata trouxe um olhar mais atento e sensível para essa temática, que é bem complexa. Ele traz conceitos que não são nossa prática diária, como cuidados paliativos e comunicação de notícias difíceis. É muito agregador para os profissionais que estão envolvidos no cuidado, sendo potente e crucial para aumentar as chances de cura de nossas crianças e adolescentes”, destaca Andreia.

E, fechando as ações especiais do Setembro Dourado, o Instituto Desiderata, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o St Jude Children’s Research Hospital, o Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco e outras 13 organizações lançaram o “Curso para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil em Pernambuco: da suspeição aos centros de referência”. A formação é voltada para profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS).

Desde 2023, um comitê estratégico, do qual o Desiderata também faz parte, vem atuando para desenvolver uma política pública que agilize o diagnóstico e o acesso ao tratamento adequado para crianças e adolescentes com câncer em Pernambuco. O objetivo é que, em breve, um fluxo de atendimento seja pactuado no estado.

Veja outras imagens das principais ações presenciais do Desiderata no Setembro Dourado: