Relatório Anual 2019 Desiderata

EN
Criança sorrindo

Apresentação

O ano de 2019 ficou marcado, especialmente, pelo início de nossa atuação em obesidade infantil, aproximando especialistas, gestores públicos e sociedade civil para discutir e propor soluções de enfrentamento desta epidemia silenciosa em curso no Brasil. Nesse contexto, lançamos o 1º Panorama da Obesidade em Crianças e Adolescentes, que apontou enorme desafio no estado do Rio de Janeiro, onde o número de crianças e adolescentes com obesidade grave dobrou entre 2008 e 2018.

Em oncologia pediátrica, buscamos fazer diferença ampliando o diálogo com especialistas nacionais e internacionais em diversos espaços realizando o 5º Fórum de Oncologia Pediátrica e a primeira reunião nacional sobre a Iniciativa Global do Câncer Infantil da Organização Mundial da Saúde. Desempenhamos, também, papel ativo na qualificação dos registros de câncer, ressaltando que informações de saúde são a base para o planejamento e o controle de doenças. Destaco, nesse campo, o apoio ao Consenso de Toronto no Brasil por esse padrão internacional de estadiamento de tumores pediátricos ser de fundamental importância para o controle do câncer infantojuvenil.

A atuação em temas tão relevantes para a saúde de crianças e adolescentes tem pavimentado o caminho do Desiderata na articulação com o setor público de saúde e toda a sociedade. Pelo segundo ano consecutivo, fomos eleitos uma das 100 Melhores ONGs do Brasil pelo Instituto Doar, confirmando nosso compromisso institucional com a transparência e os resultados que têm contribuído para prevenção, diagnóstico e cuidados tempestivo de crianças e adolescentes.

Junto com uma equipe engajada e comprometida, conselheiros atuantes e parceiros fundamentais para a saúde pública, compartilho a seguir nossas atividades e resultados em 2019.

Boa leitura!

Roberta Costa Marques | Diretora Executiva

Mensagem do Conselho

Cada vez mais a saúde pública tem mostrado sua importância como direito básico para o pleno desenvolvimento das pessoas, em especial das crianças e adolescentes. No entanto, a garantia desse direito não é tarefa fácil em um país desigual e com as dimensões territoriais do Brasil. Tal complexidade demanda participação ativa de organizações sociais que possam fortalecer e monitorar as políticas públicas voltadas para a área, papel que o Desiderata vem desempenhando há 16 anos.

O Conselho Deliberativo, fortalecido por quatro novos membros ainda no primeiro semestre de 2019 – Germana Lyra Bähr, Maria Auxiliadora Gomes, Miguel Lago e Guilherme Teixeira Azevedo – , confirmou a escolha pela ampliação do nosso campo de atuação para o conjunto das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e, mais especificamente, o enfrentamento da obesidade infantil. A trajetória já consolidada no apoio às políticas públicas para combater o câncer infantojuvenil permitiu avançarmos prontamente nesta nova frente.

O desafio é enorme. Seguimos confiantes de estarmos no caminho certo, consolidando nossa experiência de atuação junto ao setor público e construindo novas parcerias para gerarmos impacto ainda maior na melhoria da saúde das crianças e adolescentes do nosso país.

Registro, com pesar, o falecimento, em 4 de maio de 2020, do membro do Conselho Consultivo, Marcos Moraes, que muito contribuiu para o nosso desenvolvimento.

Guilherme Frering | Presidente do Conselho Deliberativo

Criança com ursinho

Sobre o Desiderata

O Instituto Desiderata é uma OSCIP focada, há 16 anos, na melhoria da saúde pública infantojuvenil no Rio de Janeiro. Trabalhamos na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer e outras doenças crônicas não transmissíveis e fatores de risco, como a obesidade infantojuvenil.

elemento decorativo

Nossa missão

Promover soluções que garantam prevenção, diagnóstico e cuidado tempestivos para a saúde de crianças e adolescentes.

elemento decorativo

Nosso sonho

Crianças e adolescentes brasileiros entre os mais saudáveis do mundo.

ODS 2 ODS 3 ODS 10
elemento decorativo

Desenvolvimento Institucional

Comunicação Institucional

Como um eixo estratégico do Desiderata, a Comunicação está ligada às demais áreas do instituto, criando produtos e ações capazes de fortalecer o relacionamento com os parceiros da área de saúde e tornar a organização mais conhecida pelo público em geral e possíveis apoiadores. Tornar a saúde infantojuvenil um tema prioritário na discussão e no estabelecimento de políticas públicas é uma meta fundamental da área, além da potencialização das ações de captação de recursos.

O ano de 2019 marcou a implementação de uma estratégia voltada para fortalecer a imagem do instituto como referência em saúde infantojuvenil a partir de um novo posicionamento de marca em nossos próprios canais de comunicação e de parceiros.

O fortalecimento de nossas redes sociais, assim como o destaque dado à atuação contra a Obesidade Infantojuvenil foram dois eixos que permitiram ampliar nosso posicionamento, respaldados por 16 anos de bem sucedida atuação no combate ao Câncer Infantojuvenil. Em 2019, destacamos:

Reposicionamento nas redes sociais

Com significativo aumento do alcance e do engajamento, com adesão a campanhas ligadas aos nossos temas (Campanha de Obesidade Infantil, Humanização e Doação; Lançamento do Boletim Unidos Pela Cura, Prêmio Espírito Público, Dia Mundial da Saúde, Dia do Profissional da Saúde, I am I will (UICC), Consenso de Toronto).

Divulgação de artigos publicados

Produção do vídeo manifesto

Produção e divulgação de filme institucional do Desiderata

em parceria com os cinemas UCI e Cinemark. Veiculação também na Rede Globo, na semana do Dia Nacional do Combate ao Câncer Infantojuvenil

Matérias veiculadas na imprensa

Parcerias

O Instituto Desiderata recebe doações de pessoas físicas e jurídicas que acreditam na saúde pública como um princípio básico para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

A maior parte dos recursos é doada por pessoas físicas. Institutos e empresas também são parceiros, financiando projetos, oferecendo serviços para realização do nosso trabalho, e nos apoiando institucionalmente.

Muito obrigada a todos os nossos parceiros.

Parceiros financeiros:

Ministério da saúde
Estácio
Faperj
Fenasaúde
Oncologia D'Or
OncoProd
Chevron
Open D'Or

Parceiros em serviços:

Cia. Vale do Araguaia
MedWeb
Wappa
Ernst & Young
RGR

Parceiros Institucionais:

Lâmpada mágica
Polen
Firjan
UCI
Cinemark
Rede Globo
Livraria da Travessa
Morro da Urca
Fundação do Cancer
Sobope
Oncoguia
Observatório do Terceiro Setor
Soperj
Instituto Zen Cancer
Curumim
Prefeitura do Rio
Governo do Rio
Abrale
Todos juntos contra o câncer
Câncer com Ciência
IPPMG
INCA
Hospital Municipal Jesus
Hemorio
HUPE
Hospital dos Servidores
Hospital da Lagoa
SAIBA COMO CONTRIBUIR EM DOE.DESIDERATA.ORG.BR
elemento decorativo

Demonstrações Financeiras Ver PDF

Receitas

Receitas

Despesas

Despesas
elemento decorativo

Quem fez essa História

Diretoria Executiva Roberta Costa Marques Área de Saúde Laurenice Pires – Gerente Claudia Bezerra – Coordenadora de Projeto Evelyn Kowalczyk – Analista de Saúde – Dados Carolina Motta – Analista de Saúde – Oncologia Elisa Mendonça – Analista de Saúde – Obesidade Área de Comunicação Fábia Andérez – Gerente (até set/2019) Anna Carolina Cardoso – Gerente (a partir de out/2019) Área de Desenvolvimento Institucional Luiza Rudge – Gerente Área Administrativo-Financeira Natália Carcione – Gerente Luisa De Biase – Assistente
Conselho Deliberativo Guilherme Frering - Presidente Antonia Frering - Vice-presidente Arminio Fraga Germana Lyra Bähr Guilherme Teixeira Azevedo Maria Auxiliadora Gomes Miguel Lago Conselho Consultivo Beatriz Cardoso Heloisa Helena Oliveira Luciano Huck Marcos Moraes Paula Guedes Rafael Gomes Martinez Rodrigo Capistrano Sergio Bermudes Wanda Engel Conselho Fiscal Eduardo Poggi Joaquim Dias Maria Fernanda Dias de Carvalho Miguel Ramos de Carvalho