Setembro Dourado: Desiderata cria campanha de promoção do diagnóstico precoce do câncer infantil

Conheça e participe da campanha “Fique atento, pode ser câncer!”

O mês de setembro é marcado pelo “setembro dourado”, um movimento para chamar a atenção da população sobre o câncer em crianças e adolescentes e a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura da doença.

Desde 2003 contribuindo para a melhoria de políticas públicas voltadas para o câncer infantojuvenil, o Instituto Desiderata inicia neste mês a campanha “Fique atento, pode ser câncer!”, que busca mobilizar os profissionais da saúde e conscientizar a população sobre a identificação dos primeiros sinais do câncer em crianças e adolescentes.

A campanha conta com a divulgação de informações sobre o tema nas redes sociais do Desiderata (instagram, facebook e linkedIn) e ações diretas de mobilização com os profissionais da Atenção Primária à Saúde do Rio de Janeiro.

Siga o Desiderata no instagram e compartilhe os nossos conteúdos usando as hashtags #fiqueatentopodesercancer e #setembrodourado!

A importância do diagnóstico precoce

O câncer é hoje a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes brasileiros e não há medidas efetivas de prevenção. Além disso, o câncer infantojuvenil é uma doença rara, com sinais e sintomas que podem ser muito parecidos aos de outras doenças da infância.

Por outro lado, o câncer infantil tem grandes chances de cura quando o diagnóstico precoce é associado a um tratamento de qualidade. Quanto mais cedo identificamos os sinais e sintomas do câncer infantil, maiores são as chances de cura e a qualidade de vida dos sobreviventes. Nesse contexto, o olhar atento dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) pode fazer a diferença para a realização deste diagnóstico precoce.

Um dos eixos de atuação do Desiderata na promoção do diagnóstico precoce do câncer infantil é a qualificação de profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS) do Rio de Janeiro para a identificação de sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.

Entre 2008 e 2022 foram 5115 profissionais da APS capacitados nas modalidades presencial e EAD do curso “Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil”. Neste setembro dourado, serão formados mais de 720 profissionais em 12 novas turmas na Atenção Primária.

Sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes

Conheça abaixo alguns dos sintomas do câncer em crianças e adolescentes. Em caso de repetição desses sintomas, consulte o profissional de saúde que realiza o acompanhamento da criança ou adolescente.