Setembro Dourado: aulas para estudantes de medicina colocam câncer infantil em foco

Desiderata promove simpósio sobre Oncologia Pediátrica, em parceria com Soperj e Ligas de Pediatria do Rio de Janeiro

Desiderata e Soperj, em parceria com as Ligas Estudantis de Pediatria do RJ, realizam, nos próximos 22 e 30 de setembro, um Simpósio de Oncologia Pediátrica, como parte das atividades relacionadas ao Setembro Dourado. Serão dois dias de aulas ao vivo para alertar sobre o câncer infantojuvenil, maior causa de morte por doenças entre crianças e adolescentes brasileiros.

O Setembro Dourado é um movimento criado para conscientizar sobre o câncer infantojuvenil e chamar a atenção sobre a importância do diagnóstico precoce. Quando são identificados cedo e têm acesso a tratamentos adequados, os casos de câncer em crianças e adolescentes podem alcançar até 80% de cura.

Os temas dos encontros foram escolhidos em conjunto com os estudantes das ligas, priorizando assuntos que não costumam fazer parte de seu currículo. Para eles, é fundamental ter uma aproximação com a pediatria prática, e o momento de pandemia acabou favorecendo que esse tipo de encontro fosse organizado de forma virtual. As transmissões poderão ser acompanhadas no canal do Instituto Desiderata no Youtube, não é necessário fazer inscrição para participar.

Confira a programação:

Dia 22/09, às 18h:

Unidos pela Cura – Carolina Motta, analista de saúde do Instituto Desiderata.

Sinais e Sintomas do Câncer Infantojuvenil – Nathalia Grigorovski, médica oncologista pediátrica do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Dia 30/09, às 18h:

Cuidados Paliativos Pediátricos – Juliana Mattos, psicóloga do setor de oncohematologia pediátrica do Hospital Federal dos Servidores do Estado.

Comunicação de Notícias Difíceis – Ana Paula Bragança, mestre em saúde pública e assistente social.