RELATÓRIO ANUAL 2017

Este é o relatório da transição. Prestes a fazer 15 anos, o Instituto Desiderata fez um balanço de sua trajetória até 2017 e decidiu focar sua energia atuando exclusivamente na saúde de crianças e adolescentes, embora reconheça a importância de projetos que contribuam para a educação no segundo segmento do ensino fundamental.

Ficam como legado da área de educação uma pauta construída a muitas mãos e todo o aprendizado publicado em um livro, além de uma rede de pessoas e organizações em torno da educação “com” os adolescentes, público tão deixado de lado pelas políticas públicas e investimentos sociais.

Poderão ser vistos aqui os avanços das ações em saúde. Dentre eles a realização do 4º fórum de oncologia pediátrica, a entrada para a União Internacional de Controle do Câncer e a conquista de um projeto apoiado pelo Ministério da Saúde para a capacitação de profissionais de saúde na detecção precoce do câncer infantojuvenil em todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro.

Tempo de mudança também é tempo de contar com a equipe, conselheiros e parceiros para refletir, reorganizar e priorizar ações que possam impactar cada vez mais na vida de crianças e adolescentes. Sempre do jeito Desiderata de fazer, coletivamente, com escuta, embasamento técnico, transparência e foco em quem mais precisa.

Boa leitura!

Roberta Costa Marques | Diretora Executiva