Queremos um 2021 com crianças mais saudáveis

Em 2021, o Desiderata vai ampliar sua atuação para que cada vez mais crianças tenham mais chances de cura e o direito a uma vida saudável.

Queremos Um 2021 Com Crianças Mais Saudáveis

Este início de ano está sendo diferente de todos os outros, depois de um ano tão difícil e em meio aos momentos mais tristes da pandemia do novo coronavírus. Mas iniciamos 2021 também com esperança, ao ver a vacina chegar a diversos países e, agora, ao Brasil. E, por aqui, há algo que sempre renova nossa força  todos os anos: trabalhar para melhorar a saúde de crianças e adolescentes é cuidar do nosso futuro. Por isso, este ano, o Instituto Desiderata vai ampliar suas atividades, alcançando  mais pessoas em relação a dois grandes temas para a saúde infantojuvenil: o câncer e a obesidade.

O câncer  Ã© a doença que mais causa mortes por doença no Brasil, entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Como não há prevenção, seu controle é feito com diagnóstico precoce e  tratamento de qualidade. Este ano, vamos avançar no diagnóstico precoce, levando a experiência do Unidos pela Cura para outro município e unir oncologistas e sociedade civil para uma grande ação nacional em prol do câncer infantil, com o 6º Fórum de Oncologia Pediátrica.

Na área de obesidade, nosso maior desafio será apoiar o município do Rio na organização de  uma linha de cuidado para obesidade infantil e tornar escolas e outros os ambientes frequentados por crianças mais saudáveis.

No Brasil, 30% das crianças e adolescentes atendidos pela atenção primária têm sobrepeso ou obesidade e, portanto, riscos de desenvolver diabetes, doenças cardíacas e respiratórias e até câncer no futuro. Apenas no município do Rio de Janeiro, são mais de 100 mil crianças e adolescentes com excesso de peso.

Vamos criar ainda uma plataforma inovadora para capacitar à distância 750 profissionais de saúde da atenção primária para promoção do diagnóstico precoce do câncer infantil e também para qualificar o cuidado a crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade. Por ser à distância, estamos nos preparando para chegar a qualquer lugar e sensibilizar e alcançar ainda mais pessoas em todo o Brasil.

Uma das lições mais importantes que podemos tirar, como sociedade, de toda a crise provocada pela atual pandemia é que a saúde é uma área que precisa do envolvimento de toda a sociedade e dos diversos níveis de governo para ter um impacto positivo sobre as vidas das pessoas. Há 17 anos nós trabalhamos para articular os principais atores ligados aos maiores desafios relacionados à saúde infantil para garantir que as crianças do Rio de Janeiro tenham um atendimento de qualidade. Esses são alguns dos desafios que teremos pela frente em 2021, e esperamos continuar contando com todos nossos parceiros e apoiadores. Conheça mais nosso trabalho e participe de perto do Desiderata!

Contamos com vocês!   

Um abraço,

Roberta Costa Marques
Diretora Executiva
do Instituto Desiderata