Panorama da Obesidade

Produção e consolidação de informações sobre obesidade em
crianças e adolescentes, que possibilitam o entendimento do
cenário e das oportunidades e desafios para seu enfrentamento. 

Diversas publicações e pesquisas relacionadas à obesidade infantil já foram produzidas no Brasil. Encontrar informações sobre o estado nutricional de crianças e adolescentes oriundas de bases de dados abertas e contínuas, entretanto, ainda é um desafio. A mesma dificuldade se aplica a dados relacionados a políticas públicas e outras ações voltadas para seu enfrentamento.

Entendendo a importância do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) para o acompanhamento do estado nutricional na atenção primária do SUS, o Instituto Desiderata lança o Panorama da Obesidade em Crianças e Adolescentes com o objetivo de reunir, em um único material, informações que evidenciam o cenário da obesidade infantojuvenil no estado do Rio de Janeiro.

Ao contribuir para o enfrentamento do avanço da obesidade em crianças e adolescentes, assume também o compromisso de colaborar para a divulgação e transparência de informações relativas ao tema.

Entendemos o valor dessas informações tanto para o cotidiano do serviço prestado à população, ao permitir a revisão de práticas assistenciais, quanto para o planejamento de políticas e ações estratégicas voltadas para o enfrentamento da doença.

A qualidade da informação está intrinsecamente relacionada ao seu uso, por isso, consideramos necessário que profissionais de saúde, pacientes, cuidadores, pesquisadores utilizem as informações em saúde em sua prática profissional.

Principais resultados

  • Lançamento da Publicação, em 2019.
  • Apresentação da Publicação no XV Encontro Nacional de Aleitamento Materno (XV ENAM), 2019.