Hackathon Saúde Infantil

O que é o hackathon?

Hackathons são maratonas de desenvolvimento
de soluções que unem tecnologia, criatividade e inovação.

Nesse tipo de evento, grandes empresas participam como desafiantes e propõem objetivos a serem alcançados pelos inscritos.

Hackathons são eventos que, pelo tipo de objetivos que apresentam, têm mais envolvimento de pessoas ligadas a áreas de tecnologia, mas, como os resultados também exigem habilidades criativas e o trabalho em equipe, cada vez mais pessoas de outras profissões têm participado com sucesso desse tipo de evento.

No Hackathon Saúde Infantil, você vai desenvolver soluções para fortalecer a saúde pública e melhorar a vida crianças e adolescentes que lidam com câncer ou com obesidade. A partir de problemas já mapeados, você vai articular ferramentas que vão produzir mudanças sociais que poderão tornar as vidas dessas pessoas mais saudáveis.
—-

Hackathon é uma maratona de desenvolvimento de soluções que unem tecnologia, criatividade e inovação. Para estimular a criação de soluções inovadoras que promovam a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de qualidade para crianças e adolescentes, o Desiderata promoveu a primeira edição do Hackathon Saúde Infantil em 2020. O evento ocorreu em formato online e envolveu as duas áreas do Desiderata: obesidade infantil e oncologia pediátrica. Entendendo que o aceso a informações é um desafio para atuação em ambas as áreas, foram propostos dois desafios relacionados ao acesso a dados precisos e qualificados.

O evento teve 620 inscritos, 40 times participantes, 39 mentores das áreas de saúde e tecnologia, que conversaram com as equipes individualmente e R$ 30 mil em prêmios para as equipes vencedoras.

Como funcionou?

INSCRIÇÃO
O primeiro passo é se apresentar. Falar sobre você, o que gosta de fazer e suas habilidades. Vale tudo que você achar legal compartilhar.

FORMAÇÃO DE EQUIPE
Esse é o momento de dividir os participantes em equipes equilibradas entre si. Sempre seja legal e amigável com todos da sua equipe, OK?

DESENVOLVIMENTO
Agora é a sua vez de brilhar. Você e sua equipe terão até 25/10 para idealizar, desenvolver e apresentar o projeto para os nossos jurados.

ASSESSORIA
Durante esse período você vai ter muito conteúdo, lives, assessorias e plantões de dúvidas para ajudar no trabalho.

AVALIAÇÃO
Chegou a nossa vez de trabalhar. O nosso júri vai avaliar todos os projetos apresentados e decidir qual deles leva o prêmio para casa.

Os Desafios

Desafio Oncologia Pediátrica

O desafio proposto foi que os participantes criassem alternativas para solucionar as dificuldades relacionadas a informação sobre câncer infantil para que todos tenham dados que subsidiem os profissionais envolvidos a atuarem de forma mais efetiva no mapeamento e no combate ao câncer infantil no Brasil.

RESULTADOS ONCOLOGIA:
137 PARTICIPANTES
18 TIMES FORMADOS
O time vencedor propôs uma conexão entre os registros de câncer de base populacional e registro hospitalar. A proposta é que médicos e pacientes possam usar mesma ferramenta, com acesso tanto ao histórico do paciente e quanto a orientações.

Desafio Obesidade Infantil

Os índices de obesidade vêm aumentando entre as crianças e adolescentes nas últimas décadas em todo o mundo, principalmente em países em desenvolvimento como o Brasil. A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 340 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 19 anos estejam com excesso de peso.
Em nosso país, cerca de 30% dos indivíduos de 5 a 19, atendidos no SUS, em 2019, estão com excesso de peso o que significa algo em torno de 5 milhões de brasileiros.

Para lidar com esse problema precisamos de dados e informações consistentes e o Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) infelizmente possui uma cobertura muito a quem do necessário.

O desafio proposto para os participantes do Hackathon Saúde Infantil foi de como a tecnologia pode auxiliar na eficiente coleta e tratamento de informações que influenciem a obesidade infantil, como os marcadores de consumo alimentar, dados antropométricos (peso e altura) e outros fatores?

Os Jurados