
Setembro é o mês de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantil, o “Setembro Dourado”. Para chamar a atenção de profissionais de saúde para os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, lançamos a campanha “Um olhar muda tudo”. Acreditamos que um olhar atento dos profissionais que acompanham as crianças e os adolescentes no dia a dia pode salvar vidas.
O câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte por doença em crianças de 1-19 anos e é um problema de saúde pública no Brasil. O diagnóstico precoce, no entanto, é a grande chance de cura para crianças e adolescentes com câncer. Com o diagnóstico precoce e tratamento adequado em centros especializados, podemos ultrapassar 80% de chances de cura.
Trazemos aqui perguntas e respostas recorrentes sobre o câncer em crianças e adolescentes para ajudar profissionais e cuidadores a olhar com mais atenção para os sinais e sintomas da doença. Seu olhar pode salvar vidas!
Se sua dúvida não estiver respondida nesta lista, envie um e-mail para desiderata@desiderata.org.br
Para os profissionais de saúde

Quais são os sintomas mais comuns do câncer em crianças e adolescentes?
- Palidez, hematomas, sangramentos ou dores ósseas
- Caroços ou inchaços, especialmente se indolores e sem febre ou outros sinais de infecção
- Febre, tosse persistente, perda de peso inexplicada, sudorese noturna ou falta de ar
- Alterações oculares, como pupilas brancas, perda visual, estrabismo recente, inchaços e hematomas ao redor dos olhos
- Dores de cabeça incomuns, persistentes ou graves e vômitos (especialmente pela manhã, piorando ao longo do dia)
- Dor em um membro, dor óssea, inchaço sem trauma ou sinais de alguma infecção
- Inchaço e desconforto na região abdominal
Quais são os 5 tipos de câncer mais prevalentes na infância e adolescência?
- Leucemias
- Linfomas
- Tumores pediátricos do Sistema Nervoso Central
- Retinoblastoma
- Tumor de Wilms
Fonte: Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)
Como identificar um caso suspeito de câncer infantojuvenil?

Caso haja preocupação com algum desses sintomas, um médico deve ser consultado para uma avaliação completa. O diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil é fundamental para melhores resultados e tratamento eficaz.
Se você é profissional de saúde, compartilhamos com você aqui o “Protocolo de diagnóstico precoce do câncer pediátrico” do Mininstério da Saúde
O que o profissional de saúde que atua na Atenção Primária deve fazer se estiver diante de um caso suspeito de câncer?
Lidar com o medo do diagnóstico e os tabus em torno do câncer é importante. Alguns pais podem buscar testes para afastar a possibilidade, enquanto outros podem evitar tocar no assunto. Toda a equipe multidisciplinar deve ser empática e estar preparada para abordar essas questões, oferecendo apoio emocional.
Em geral, o profissional de saúde deve considerar a possibilidade de câncer na infância não apenas por ser uma doença potencialmente fatal, mas também devido à importância do diagnóstico precoce e tratamento imediato. O câncer infantojuvenil, na maioria dos casos, é curável se detectado cedo. Estar atento à história completa do paciente e realizar um exame físico detalhado são passos cruciais na avaliação inicial da criança.
Quer saber mais?