Panorama da Obesidade em Crianças e Adolescentes

Informações sobre o estado nutricional e o consumo alimentar de crianças e adolescentes reunidas em uma plataforma dinâmica, estável e de fácil navegação com base nas informações do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), do Ministério da Saúde.

Diversas publicações e pesquisas relacionadas à obesidade infantil já foram produzidas no Brasil. Encontrar informações sobre o estado nutricional de crianças e adolescentes oriundas de bases de dados abertas e contínuas, entretanto, ainda é um desafio. A mesma dificuldade se aplica a dados relacionados a políticas públicas e outras ações voltadas para seu enfrentamento.

Entendendo a importância do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) para o acompanhamento do estado nutricional na atenção primária do SUS, o Instituto Desiderata lança o Panorama da Obesidade em Crianças e Adolescentes com o objetivo de reunir, em um único material, informações que evidenciam o cenário da obesidade infantojuvenil no país.

Em 2021, o Desiderata dá um passo importante para ampliar sua atuação para outros estados e municípios do Brasil, com o lançamento do portal Obesidade Infantil em Foco e da plataforma Panorama da Obesidade em Crianças e Adolescentes, com dados nacionais.

Navegação intuitiva e interação com os dados de perfil nutricional, antropométrico e consumo alimentar em nível local, regional e nacional, e por faixa etária, desde recém-nascidos até adolescentes até 19 anos. 

A iniciativa é uma parceria entre o Instituto Desiderata e a associação Umane com o objetivo melhorar a capacidade de dados para ações em vigilância em saúde, pesquisas sobre obesidade infantil e avaliação de programas governamentais.