“Obesidade Infantil – uma responsabilidade compartilhada”

Acesse material produzido por Desiderata e Alana

Considerando os graves índices de obesidade infantil no Brasil e no mundo, o Instituto Desiderata e o Instituto Alana, lançam a publicação “Obesidade Infantil – uma responsabilidade compartilhada”, com o objetivo de que a sociedade conheça cada vez melhor este grave problema de saúde pública e busque soluções eficazes para ele. O material foi pensado em uma linguagem prática e acessível, para que se direcione tanto a pais, educadores e cuidadores quanto a profissionais de saúde.

Em todo o mundo, atualmente, 40 milhões de crianças estão com sobrepeso e obesidade. No Brasil, 1 em cada 3 crianças atendidas pelo SUS estão com sobrepeso ou obesidade. Se seguirmos essa tendência, em 2030, poderemos ocupar o 5º lugar no mundo entre os países com maiores índices de obesidade infantil.

O conteúdo permite que um público mais amplo compreenda melhor a dimensão e a gravidade da situação, destacando, além dos números, fatores externos e mudanças sociais experimentadas nos últimos anos e que estão associadas a estes índices. Entre eles, estão o excesso de oferta de alimentos inadequados, como falta de informações claras sobre alimentos ultraprocessados e a publicidade direcionada a crianças, e a falta de ambientes que encorajem práticas saudáveis, como espaços propícios a atividades físicas e lúdicas e excesso de atividades digitais.

A publicação tem apoio dos programas Criança e Natureza e Criança e Consumo e da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Acesse o conteúdo completo aqui.