Movimento União Rio conclui atividades com mais de R$100 milhões em doações na pandemia

Instituto Desiderata fez parte de mobilização, que doou mais de um milhão de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ao SUS

O Movimento União Rio, mobilização coletiva da sociedade civil, com o objetivo de preservar vidas e amenizar os impactos da pandemia da Covid-19 no estado do Rio de Janeiro, concluiu seu trabalho neste mês de março.

Em dois anos, o movimento arrecadou cerca de R$100 milhões de reais para atuar em duas frentes: no apoio às principais demandas na área de saúde e na doação de alimentos às comunidades vulneráveis durante a pandemia.

Com os recursos arrecadados entre março de 2020 e março de 2022, a mobilização coletiva ativou 466 leitos hospitalares para pacientes no SUS e distribuiu mais de um milhão de itens de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Além disso, mais de 36 mil testes de antígenos foram doados à Secretaria Municipal de Saúde do Rio e 125 consultórios médicos no Hospital do Fundão, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Na frente de apoio às favelas impactadas pela queda dos rendimentos durante a pandemia, o União Rio doou 475 mil cestas de alimentos, beneficiando mais de duas milhões de pessoas em 237 comunidades.

(A mobilização coletiva que reuniu pessoas, empresas e organizações da sociedade civil dá uma pausa no recebimento de recursos para a saúde e combate à fome, mas as lideranças devem seguir se reunindo para articular novas estratégias em benefício à sociedade a longo prazo.)

Clique aqui e conheça o site e as ações do Movimento União Rio